As 10 profissões que estarão em alta no Brasil em 2014


carreira_4Este ano promete. Teremos carnaval no mês de março, Copa do Mundo em junho e eleições em outubro. Todos esses eventos mexerão bastante com a agenda das empresas. “Este conjunto de questões atrapalha qualquer previsão sobre como será o ano e assusta um pouco”, diz João Nunes, diretor da Michael Page, empresa de recrutamento de altos executivos.

Mas mesmo com as incertezas, é fato que as empresas precisarão buscar novas estratégias para garantir o crescimento, já que 2013 não foi um ano de grandes resultados. Será preciso ganhar posicionamento sem aumentar muito os investimentos. Em outras palavras, as companhias precisarão dar um tiro certeiro em vez de atirar para todos os lados e aguardar o retorno.

É aí que aparece a necessidade de um profissional capaz de analisar uma grande quantidade de dados, o chamado Big Data. “As empresas precisarão de uma pessoa com viés analítico, que consiga entender o padrão de consumo do brasileiro, para tomar atitudes certas e ganhar mercado”, diz Nunes.

Com o aumento do comércio eletrônico e do uso das redes sociais, as empresas demandarão cada vez mais desenvolver o marketing digital e precisarão de um profissional com habilidades nesse segmento.

Também ganharão importância carreiras ligadas a áreas de infraestrutura. “Ano de eleição aquece o mercado de obras e isso aumentará a demanda por engenheiros de orçamento e engenheiros de segurança”, afirma o diretor da Michael Page.

Confira abaixo as dez profissões que estarão em alta este ano e o porquê de elas terem uma demanda aquecida.

Profissões em alta 2014