Aplicativo do Governo que oferece serviços via celular alcança 1.220 downloads em 3 dias


O aplicativo Amazonas na Palma da Mão, lançado pelo Governo do Estado, alcançou 1.220 downloads em apenas três dias, indica um levantamento feito do dia em que foi lançado, 12 de setembro, até a sexta-feira passada, 15 de setembro. Segundo a empresa Processamento de Dados Amazonas S.A (Prodam), idealizadora do aplicativo, os serviços voltados para a educação são os mais acessados até o momento: consulta de dados dos alunos cadastrados e consulta de boletim do aluno estão em primeiro lugar, seguido de consulta de dados da habilitação, da situação do veículo e de multas.

O Aplicativo foi lançado para oferecer acesso on line aos serviços disponibilizados aos usuários pelo Governo do Estado. O aplicativo pode ser baixado em smartphones e tablets. Nesta primeira fase do projeto, estão disponíveis os serviços da área de trânsito e educação, além de notícias com foco na prestação de serviços. Consultas ao boletim escolar, histórico escolar e quadro de horário; e os serviços de trânsito: consulta de infrações de veículos, consulta da situação do veículo e consulta da pontuação da CNH são os serviços disponíveis.

Também já está disponível uma área destinada exclusivamente às notícias sobre a administração pública estadual e campanhas institucionais, como por exemplo, campanha de vacinação.

“Nós estamos colocando à disposição da população, através desse aplicativo, a tecnologia aliada com a administração pública. Os pais vão saber da frequência dos seus filhos, as notas, o desempenho dos seus filhos. Aquele cidadão que precisa saber informações da sua carteira de habilitação, o seu carro com o IPVA e, posteriormente, nós vamos passar todos os serviços do Estado para este aplicativo, como os serviços do Ipaam, produção rural, nós temos também a Defesa Civil, a Amazonprev e a própria saúde”, explicou o governador David Almeida, por ocasião do lançamento.

Para ter acesso, o cidadão deve baixar o “App” direto da loja de aplicativos do seu celular. Nesta primeira semana, o aplicativo está disponível para usuários do Google Play (androide) e, posteriormente, em até uma semana, segundo o diretor-presidente da Prodam, Márcio Lira, para usuários do App Store (IOS).

Novos serviços

Nos próximos três meses, será disponibilizado no aplicativo Amazonas na Palma dMão o Diário Digital Eletrônico, solução que permite aos professores fazer o registro da frequência e o lançamento de notas dos alunos. “Assim que o Diário Digital for disponibilizado, o aplicativo vai enviar notificações informando aos pais e responsáveis se o aluno está em sala de aula”, disse o presidente da Prodam.

Também estarão disponíveis ainda este ano o agendamento de serviços da área de trânsito (como a emissão da carteira de motorista) e os resultados dos exames de direção. Para 2018 estão previstos a emissão do boletim de ocorrência e o pagamento de taxas e multas do Detran, entre outros serviços.

Busca Preço

Recentemente, o Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz-AM), lançou o Busca Preço Amazonas, aplicativo que ajuda o consumidor a pesquisar e economizar na hora de comprar.

A ferramenta, disponível pelo link  buscapreco.sefaz.am.gov.br/home, oferece serviço gratuito de pesquisa dos preços praticados no comércio do Estado do Amazonas. Ao digitar o nome do produto ou alguma palavra-chave relacionada, o Busca Preço Amazonas realiza a pesquisa nas Notas Fiscais de Consumidor Eletrônica (NFC-e) armazenadas na Sefaz/AM. O sistema exibe a listagem dos produtos encontrados a partir do menor para o maior preço dando ao consumidor a escolha de adquirir o produto de valor mais em conta.

FOTOS: BRUNO ZANARDO