Deputados pedem CPI da Saúde; presidente da casa apoia


Durante a sessão plenária da Assembleia Legislativa do Estado (Aleam) dessa terça-feira (10), retornou o coro dos deputados com pedidos de instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI). O mesmo pedido já foi arquivado no final do ano passado quando deputados de oposição ao governo de José Melo (PROS) quiseram investigar o desvio milionário de dinheiro da saúde pública apontado em investigação da PF, a chamada Operação Maus Caminhos Dessa vez, a proposta de CPI  partiu de deputados que presume-se ser de oposição  ao Governado de Amazonino Mendes.

De acordo com o deputado José Ricardo (PT) o pedido de CPI vai estar pronto nesta quarta-feira (11), quando poderá receber as assinaturas dos parlamentares que querem apoiar uma investigação no sistema de saúde.

Nesta terça-feira, a CPI já recebeu apoio verbal de outros cinco parlamentares. São eles Luiz Castro (Rede), Sabá Reis (PR), Augusto Ferraz (DEM), Francisco Souza (Podemos), e o próprio presidente David Almeida (PSD).

A deputada Alessandra Campelo (PMDB), pregou a cautela na instalação da CPI. Ela lembrou que já sugeriu outras investigações que não vingaram na Casa. “Vou esperar o que o Deotato (secretário de Estado da Saúde) tem para nos dizer aqui na Assembleia, para depois instalar, ou não, uma CPI, pois sempre tem os que assinam e depois retiram o nome”, disse a deputada.