Empreiteiro beneficiado com dispensas de licitação no valor de R$ 8 milhões vira secretário de Obras de Adail


José LoboEm fevereiro do ano passado, apenas um mês depois que Adail Pinheiro assumiu a Prefeitura de Coari, a empresa Servengloc Serviços e Locações de Equipamentos Ltda ganhou contratos no valor de R$ 8 milhões. Adail utilizou-se de um Decreto de Emergência, assinado logo nos primeiros dias de sua administração, alegando que a cidade estava “destruída”, para fazer sete dispensas de licitação, todas publicadas no mesmo Diário Oficial dos Municípios, datado do dia 11 de fevereiro de 2013, todas as dispensas beneficiando a Servengloc.

Os proprietários da empresa, conforme inscrição na Junta Comercial do Amazonas (JUCEA) são José Freire Lobo, José de Souza Lobo Neto e Hélio Lobo, todos da mesma família. José Freire Lobo,é o ex-deputado estadual, ex-secretário de Obras de Adail Pinheiro e ex-prefeito “tampão” de Coari, que assumiu o cargo por seis meses, eleito pela Câmara de Vereadores daquele município, após a cassação de Adail Pinheiro. Ele também aparece em matérias sobre a Operação Vorax, operação deflagrada pelo Ministério Público e pela Polícia Federal para apurar, entre outros crimes, fraudes em licitações e desvio de recursos públicos na Prefeitura de Coari, onde o então procurador-chefe do Ministério Público Federal (MPF), Edmilson Barreiros Junior, o apontou como um dos investigados.

José Lobo acaba de ser empossado como Secretário de Obras da Prefeitura de Coari. Segundo release oficial da Prefeitura, após ser empossado, o próprio secretario disse que o planejamento de obras para 2014 “envolve recursos municipais, estaduais e federais”. Na mira do Radar as empresas beneficiadas por estes recursos, né mesmo gente?

filho de adailFilho-secretário-candidato

E na Coari de Adail Pinheiro, onde tudo pode acontecer e os órgãos que fiscalizam a administração pública parecem nem estar vendo, seu filho, Adail Pinheiro Filho, assumiu o cargo de representante de Coari em Manaus. Pai e filho participam juntos de todos os eventos oficiais da Prefeitura de Coari. Segundo fontes do Radar, Adail, o pai, pretende lançar Adail, o filho, candidato a deputado estadual nas eleições deste ano, por isso o colocou em cargo público, com recursos que são destinados à representação de Coari, responsável pela expedição de passagens (translado), moradia, atendimento médico, distribuição de medicamentos e ranchos, e até auxílio-funeral no atendimento a coarienses que, por motivo de doença vêm a Manaus, ou residem na capital. Assim é fácil fazer campanha, vocês não acham?