Liceu Claudio Santoro abre inscrições para audições externas para grupos artísticos


Entre os meses de julho e agosto, o Liceu de Artes e Ofícios Claudio Santoro abre inscrições para audições externas para os grupos artísticos de canto, teatro e música instrumental da instituição. Os conjuntos reúnem crianças, jovens e adultos, e são sediados nas instalações do Centro de Convenções de Manaus – Sambódromo, na avenida Pedro Teixeira, 2.565, bairro de Flores, Zona Centro-Sul.

Todas as inscrições deverão ser feitas na Secretaria Escolar do Liceu, no Bloco F do Sambódromo. Mas atenção: para cada modalidade, as inscrições serão realizadas em diferentes datas e para diferentes faixas etárias.

Grupo Experimental de Teatro (GET)

Os interessados em atuar nas artes cênicas de Manaus, sendo atores ou atrizes, ou ainda desenvolvendo projetos no campo do fazer teatral, têm uma nova oportunidade. As inscrições paraaudições externas para o Grupo Experimental de Teatro (GET) acontecem no período de 17 a 21 de julho, no horário das 8h às 17h, de segunda a quinta-feira, e das 8h às 14h, na sexta-feira.

Para a inscrição, o candidato deverá ter de 16 a 60 anos de idade, apresentar documento de identificação e estar acompanhado dos pais ou responsáveis, no caso de crianças e adolescentes.As audições estão marcadas para os dias 24 e 25 de julho, segunda e terça-feira, no Bloco A do Sambódromo, no horário de 8h30 às 11h30. Nos testes, os candidatos deverão apresentar uma cena de livre escolha, com canto e dança.

O GET foi constituído em 2013 e possui destaque no processo de formação de atores e atrizes, além de formar profissionais críticos e comprometidos ética e socialmente com as questões sociais e contemporâneas como agentes formadores das artes cênicas. Por meio do projeto, os participantes têm a oportunidade de expandir sua vivência teatral.

Com ensaios semanais às segundas, quartas e sextas-feiras, de 8h30 às 11h30, os alunos do GET fazem aulas de teatro, dança, música, ensaios e apresentações, com um intenso trabalho artístico pedagógico, aprimorando interpretação, expressão corporal e dança, voz para ator e música.

Coral Infantil

O Coral Infantil do Liceu Claudio Santoro também abre as portas para novos integrantes. Os responsáveis pelas crianças candidatas devem inscrever as mesmas no período de 17 a 21 de julho, no horário das 8h às 17h, de segunda a quinta-feira, e das 8h às 14h, na sexta-feira. As audições acontecem nos dias 24 e 25 do mesmo mês, das 14h às 17h, na sala 5 do Bloco B, no Sambódromo.

Para se inscrever, o candidato deve ter entre 7 e 12 anos, estar acompanhado de um responsável legal e apresentar Certidão de Nascimento ou Carteira de Identidade. O repertório para a audição é de livre escolha.

Com repertório de música clássica à música popular, os alunos do Coral Infantil Santoro adquirem preparação vocal, artística e corporal, além do desenvolvimento artístico e humano. As aulas acontecem de segunda a quinta-feira, no turno vespertino.

Coral Jovem

Para o Coral Jovem do Liceu, as inscrições acontecem de 7 a 11 de agosto, no horário das 8h às 17h, de segunda a quinta-feira, e das 8h às 14h, na sexta-feira. As audições estão agendadas para os dias 17 e 18 de agosto, das 14h às 17h, na Sala 5 do Bloco B, no Sambódromo.

A inscrição é oferecida para jovens com idades de 13 a 20 anos, e  deve ser feita mediante apresentação de documento de identidade. Menores de 18 anos deverão ser acompanhados de responsável legal. O repertório para a audição é de livre escolha.

As aulas do Coral Jovem do Liceu acontecem às quintas e sextas-feiras, no turno vespertino, e os alunos recebem preparação vocal, artística, corporal e teatral, com repertório que inclui desde músicas brasileiras de gênero popular ao ritmo pop internacional.

Grupo de Prática de Sopros – GPS

Para os interessados em aprender a manusear instrumentos de sopro, as inscrições ocorrem entre os dias 17 e 21 de julho, no horário das 8h às 17h, de segunda a quinta-feira, e das 8h às 14h, na sexta-feira. A audição será realizada no dia 27 de julho, no Bloco C do Sambódromo, das 14h às 17h.

Para essa prática, podem ser inscrever interessados com idades entre 12 e 26 anos (menores de 18 anos devem ir acompanhados pelo responsável) e apresentar a carteira de identidade. Para a audição, os candidatos deverão apresentar uma peça de livre escolha e uma escala.

O Grupo de Prática de Sopros tem como principal objetivo preparar e formar instrumentistas, aliando o conhecimento técnico adquirido nas aulas teóricas e práticas que acontecem às terças e quintas-feiras, das 14h às 16h.

Nessas aulas, os alunos irão desenvolver o conhecimento prático sobre a concepção de uma banda sinfônica com instrumento de sopro, tais como oboé, flauta transversal, clarinete, fagote, saxofone, trompete, trompa, trombone, euphonim, tuba e percussão.

Orquestra de Iniciantes Camerata Amazônica

Concebida como orquestra de cordas jovem, a Orquestra de Iniciantes Camerata Amazônica abre inscrições para novos integrantes de 7 a 11 de agosto, no horário das 8h às 17h, de segunda a quinta-feira, e das 8h às 14h, na sexta-feira. A audição será realizada no dia 27 de julho, no Bloco C do Sambódromo, das 14h às 17h.

Reunindo violinos, violas, violoncelos e contrabaixos acústicos, a Camerata Amazônica reúne seus integrantes em dois ensaios semanais, realizados às segundas e quartas feiras, de 14h às 17h na Unidade Sambódromo do Liceu Claudio Santoro.

Para mais informações sobre essas e outras ações, projetos e atividades desenvolvidas pela Secretaria de Estado de Cultura, acesse o Portal da Cultura (www.cultura.am.gov.br). Confira também os perfis do órgão nas redes sociais Facebook (facebook.com/culturadoamazonas), Twitter (@SEC_Amazonas) e Instagram (@secretariaculturaamazonas).