Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) irá fiscalizar uso de maquinas e equipamentos nos interior do Amazonas


Ministério desenvolvimento

O Ministério do Desenvolvimento Agrário irá intensificar a fiscalização no uso de máquinas já entregues a 56 municípios do Estado do Amazonas. São elas retroescavadeiras, moto niveladoras, e caçambas, equipamentos para auxiliar os agricultores no escoamento da produção e para a pavimentação de vicinais e ramais, segundo informações do Delegado Federal Arivan Reis, do MDA. “Estaremos visitando todos os municípios para ver se as máquinas estão sendo utilizadas de forma correta, de acordo com as normas do MDA”, informou.

“Entregamos para as prefeituras esses equipamentos, com a incumbência de que as administrações municipais iriam fazer esse planejamento. A maioria dos municípios está utilizando de maneira correta essas máquinas, mas existem muitos em que os equipamentos já estão parados, em sua maioria por falta de manutenção”, explicou Arivan Reis.

A manutenção das máquinas e caçambas não é de responsabilidade do MDA, e sim das prefeituras. Apenas as 2.500 horas iniciais estão sob a responsabilidade da empresa que forneceu os equipamentos ao MDA. A maioria das localidades onde elas estão paradas é porque não foi enviado a Manaus pela prefeitura, nenhum operador para que fosse capacitado pelo ministério, e assim pudesse ser feita a manutenção no próprio município.