Na quarta tentativa, TRE-AM notifica Câmara e Tabosa assumirá no lugar de Glória Carrate


CMMNa manhã, desta quarta-feira, oficial (12) de Justiça do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) notificou o presidente da Câmara Municipal de Manaus, vereador Bosco Saraiva da decisão do ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), João Otávio de Noronha, que em decisão monocrática (apenas um membro da Corte) acatou recurso impetrado por Ronaldo Tabosa reconhecendo sua diplomação e determinando sua posse no cargo de vereador. Segundo o vereador-presidente, Bosco Saraiva, a posse de Ronaldo Tabosa ocorrerá na próxima segunda-feira (17), no plenário da Câmara. durante a sessão Legislativa.

A vaga estava sendo ocupada pela suplente do vereador Ronaldo Tabosa, Glória Carrate. O vereador foi eleito em 2012, mas teve o mandato cassado após ter sido considerado inelegível como consequência de uma condenação em Ação de Impugnação de Mandato Eletivo (Aime), em 2008. A condenação envolveu o fato de que seu filho, Jander Tabosa, na época candidato teria utilizado sua imagem para captar votos ilicitamente.

O juiz plantonista Marco Antonio Pinto, em dezembro de 2012, concedeu liminar em favor de sua suplente Gloria Carrate para que ela assumisse a vaga. Porém, com a decisão do ministro João Otávio de Noronha, a liminar que mantinha Carrate na vaga perde valor legal, assumindo Ronaldo Tabosa.

Foto: Robervaldo Rocha (Dicom/CMM)