Obras de Mozart e Tchaikovsky no palco do Teatro Amazonas


amazonas-filarmonicaAs obras de dois dos maiores gênios da música de todos os tempos, Wolfgang Amadeus Mozart e Pyotr Ilyich Tchaikovsky, são os temas do quinto espetáculo de fevereiro da Série Guaraná de concertos promovidos pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura, e patrocínio da Ambev no Teatro Amazonas.

O show deste domingo (16) começa às 19h, com ingressos para a plateia a R$ 20 (inteira) e demais lugares nas frisas e camarotes gratuitos.

A composição do austríaco escolhida para abrir a noite, que terá no palco do teatro a Orquestra Experimental da Amazonas Filarmônica pela primeira vez sem maestro, uma vez que o regente Marcelo de Jesus será o solista do recital, é o Concerto para Piano N. 23 em Lá Maior, escrito em 1786 e considerado por especialistas como uma das mais impressionantes ilustrações da sensibilidade e do estilo de Mozart.

Dividida em três movimentos, a composição passa pelo equilíbrio elegante, divertido e incansavelmente otimista do primeiro ato, para um movimento mais lento e triste no segundo até o retorno ao clímax eufórico no final.

“Além do desafio natural de trabalhar em uma obra tão complexa, este espetáculo também marca o amadurecimento técnico individual e coletivo de nossos músicos, em sua quase totalidade formados no Liceu de Artes e Ofícios Cláudio Santoro”, destacou Marcelo de Jesus.

Tchaikovsky

Composta entre 1869 e 1880 e abertamente inspirada na eterna obra de William Shakespeare, a belíssima Romeu e Julieta – Abertura Fantasia, do russo Tchaikovsky encerra o concerto da Orquestra Experimental, desta vez sob regência do maestro Otávio Simões.

A peça inspira-se nas três principais vertentes do livro de Shakespeare para criar um dos mais conhecidos poemas românticos sinfônicos, utilizado incontáveis vezes em filmes e comerciais.

A entrada do público no Teatro Amazonas será permitida 30 minutos antes do início do espetáculo. Para mais informações sobre shows, eventos, projetos, centros culturais e demais atividades desenvolvidas pela Secretaria de Estado de Cultura acesse facebook.com/culturadoamazonas.