Soldado da PM acusado de assaltos presta depoimento à polícia


SD MACHADO NETOO soldado da Polícia Militar, Antonio Alves Machado Neto, acompanhado por três advogados, foi ouvido nesta segunda-feira (13), por volta das 14 horas, no 3º Distrito Integrado de Polícia (DIP), pelo delegado plantonista, Guilherme Antoniazzi. Ele foi prestar esclarecimentos porque é acusado de envolvimento em assaltos ocorridos no bairro Distrito Industrial no dia 13 de dezembro de 2013.

Duas vítimas do delito denunciaram o soldado e um comparsa dele, afirmando  que eles estavam fazendo uma falsa fiscalização no local, nas proximidades do Condomínio Eliza Miranda. Um casal de colombianos também teria sido parado na blitz e ameaçado pelo policial fardado e munido de uma pistola PT.40, que na ocasião teria exigido todo o dinheiro das vítimas, ameaçadas de morte com um tiro na cabeça.

Em depoimento, as vítimas relataram que chegaram a entregar R$ 1,2 mil ao soltado, que não teria ficado satisfeito com a quantia e disse que os mataria caso não recebesse mais dinheiro. Desesperada, a mulher saiu correndo do carro e gritando por socorro. A atitude, segundo ela, assustou o policial e o comparsa dele, fazendo-os sair em disparada do local.

O motorista extorquido anotou a placa do carro, um Celta de cor preta e placas JXY- 9390, e em seguida procurou a polícia. A partir das informações obtidas, os investigadores do 3º DIP chegaram ao endereço de Joalisson Costa dos Santos, 30, que foi reconhecido pelas vítimas e confessou participação no crime. No carro dele foi encontrado fardamento, que ele disse ser usado pelo soldado durante a prática ilícita.

Joalisson está preso na Cadeia Pública Desembargador Raimundo Vidal Pessoa aguardando decisão da Justiça. Antonio foi indiciado por roubo (Artigo 157 do Código Penal Brasileiro) e conduzido ao Comando Geral da Polícia Militar, onde ficará recolhido, aguardando a conclusão de inquérito policial. De acordo com o Delegado Guilherme Antoniazzi, a prisão preventiva do suspeito já foi representada à Justiça no último dia 13 de dezembro.