"Todos os municípios do AM terão delegados de carreira", afirma delegado geral


delegados-de-carreira 2 Na posse dos 89 novos delegados de Polícia Civil, realizada na manhã desta sexta-feira (04), na área interna da Delegacia Geral,o delegado geral de Polícia Civil, Josué Rocha, afirmou que pela primeira vez, todos os municípios do Amazonas vão ter delegados de carreira”.

A medida inédita mostra uma nova fase do Sistema de Segurança Pública do Estado e uma Polícia Civil que caminha em passos firmes para fazer parte das melhores polícias judiciárias do Brasil. Atualmente 31 unidades policiais no interior não possuem delegados de carreira e tem a frente do comando os chamados “Chefes de delegacia”, policiais civis ou militares, muitos Bacharéis em Direito, e com vasta experiência na área.

O Termo de Posse dos novos delegados foi assinado durante a solenidade. Eles irão iniciar o exercício da função nos municípios já nos próximos 30 dias. “É importante ressaltar que essa é uma política do Governo do Estado, que vem investimento forte na segurança. E com os novos delegados o interior vai ser beneficiado na elaboração dos inquéritos policiais, as investigações também vão ser bem acompanhadas e planejadas pelo delegado”, ressaltou Josué Rocha.

O Delegado Geral Adjunto, Mário Aufiero, deu as boas vindas aos titulares e destacou a conquista da instituição. “A partir de hoje, o Estado do Amazonas passou a ser o primeiro do Brasil a ter em todos os seus municípios Delegados de Polícia de carreira. E temos muito orgulho disso”, destacou.

Para o novo Delegado de Polícia, Heron Ferreira, hoje foi apenas a conclusão de mais uma etapa, de muitas, que vai conquistar na carreira profissional. “Nós vamos levar o nome da Polícia Civil para o interior onde vamos atuar. E estamos prontos para servir a comunidade de acordo com a Lei e com o respeito que ela merece”, argumentou.

Além do Delegado Geral, Josué Rocha, e do Delegado Geral Adjunto, Mário Aufiero, e dos 89 novos delegados, participaram da solenidade de posse o Deputado Estadual, Cabo Maciel (PR), a Delegada Adjunta do Departamento de Polícia do Interior (DPI) da Polícia Civil, Ivone Maria, a Diretora do IESP Campus 2, Delegada Júlia Belota, entre os diretores dos departamentos da instituição e servidores.

Na próxima semana, os titulares participam ainda do Curso de Capacitação para Inserção das Atividades de Polícia Judiciária no Interior do Estado do Amazonas, que vai ser realizado no auditório João Bosco da Assembleia Legislativa do Estado (ALEAM). O objetivo é introduzir aos participantes conhecimentos relacionados às atividades da polícia judiciária nos municípios com ênfase nas práticas multidisciplinares.

Os novos delegados estavam na lista de espera do concurso realizado pela Polícia Civil em 2009. No dia 20 de março foi realizada a festa de formatura dos novos servidores, e nos dias 31 de março e 1º de abril eles entregaram os exames solicitados para a constatação da saúde mental e física, além de exames toxicológicos para maconha, cocaína e anfetamina.

Durante três meses em meio, os candidatos à titularidade participaram de intensas atividades no curso de formação que segue a matriz curricular nacional. A preparação deles contou com a aplicação de disciplinas teóricas e práticas com embasamento nas áreas que envolvem o ser humano e conflitos, valorização profissional e saúde do trabalhador, práticas reflexivas da profissão, cultura investigativa, segurança pública e violência.

O curso foi realizado no Instituto Integrado de Ensino de Segurança Pública (IESP – Campus de Ensino 2), na Zona Norte da cidade, e posteriormente os discentes iniciaram um estágio supervisionado nas delegacias da capital e na Região Metropolitana do Estado para vivenciarem o dia a dia da profissão.

A formação contou com o apoio de profissionais especialmente escolhidos para a finalidade, que ministraram as aulas durante todo o período. Dentre eles, delegados e peritos da Polícia Civil, professores universitários e membros do Corpo de Bombeiros, cada um trabalhando disciplinas nas quais têm experiência.

Durante o período de formação, cada aluno-delegado recebeu um exemplar do compêndio de normas da instituição. O livro contém as portarias normativas da Polícia Civil e as leis que regulamentam o Sistema de Segurança Pública do Estado.  Na ocasião, o Delegado Josué Rocha destacou que foi a primeira vez que uma turma de candidatos à titularidade é contemplada com o material durante o curso de formação. “Tivemos a preocupação de prepará-los adequadamente. É importante que eles conheçam as normas da instituição porque vão comandar uma equipe. Caso, em algum momento, surgirem dúvidas, eles poderão recorrer ao nosso compêndio de normas. A experiência, é claro, vai ser adquirida no dia a dia da delegacia e na convivência com as pessoas, mas pelo menos vão ter uma ferramenta em mãos para auxiliá-los”, frisou.

delegados-de-carreira 1