Tumulto dentro do presídio e protesto de familiares marcam transferência de presos de Manaus para Itacoatiara


Familiares de detentos foram, nessa segunda-feira (09), para a frente da Unidade Prisional de Itacoatiara reclamar por causa da decisão do Governo do Estado de transferir para o município 20 presos da penitenciária Raimundo Vidal Pessoa, no centro de Manaus;

As famílias dos presos apenados e provisórios do município de Itacoatiara fazem plantão no local dizendo temer que ocorra uma rebelião envolvendo os 20 detentos que vieram do presídio Vidal Pessoa.

Eles contam ainda que o presídio já estava com superlotação e ficou ainda pior com a transferência de mais 20 presos para o local. As informações são de que a capacidade do presídio é para 138 detentos e já estava com 176 internos. Agora, com mais 20 presos que chegaram de Manaus, o número chegou a 196 presos.

Segundo informações dos familiares, os presos não aceitam a permanência dos transferidos. Durante esta tarde de segunda-feira, 9, houve tumulto e gritos podiam ser ouvidos do lado de fora do presídio. O prefeito Antonio Peixoto, solicitou da Secretaria de Segurança que os detentos sejam removidos para Manaus, uma vez que o Governo do Estado solicitou apoio da Força Nacional.

O presidente da Comissão de Segurança Pública da Assembléia Legislativa Deputado Cabo Maciel, pediu ao Comando da Polícia Militar do Amazonas que reforce o efetivo da PM de Itacoatiara. Todos temem um novo confronto e mortes entre os presos que pertencem a facções.