11 pacientes do AM são transferidos para Florianópolis para continuar tratamento contra a Covid-19

Foto: Mauro Neto

Na noite deste sábado (30), 11 pacientes acometidos de Covid-19 foram transferidos para Florianópolis (SC) onde receberam tratamento contra a doença. O voo com os pacientes decolou às 20h15 da base da Força Aérea Brasileira (FAB), no aeroporto Ponta Pelada, bairro Crespo, zona sul de Manaus.

Os pacientes estavam internados nos hospitais Platão Araújo e 28 de Agosto, além dos Serviços de Pronto Atendimento (SPA) Joventina Dias e José Lins. Essa ação de transferência é realizada a partir de uma cooperação entre o Governo do Amazonas e o Governo Federal.

O maior número de pacientes foi do Platão Araújo, onde o senhor Luiz Azevedo, 64, estava na expectativa para ver o irmão ser transferido. Ele contou que já perdeu a mãe para o vírus e espera que o irmão volte curado. “Nós estamos abalados, o meu irmão também, mas temos fé que ele será bem cuidado e voltará com saúde”, disse.

Elder Mourão, 29, também estava ansioso pela transferência do irmão. Segundo ele, o quadro clínico do irmão é crítico, porém a ida para outro estado é a possibilidade de receber a atenção de que precisa.

“A gente percebe que o hospital está muito lotado, mas nossa expectativa é que lá ele receba os cuidados necessários. A situação dele é muito delicada, e essa transferência é a nossa única esperança”.

Até o momento, um total de 359 pacientes com Covid-19 foram transferidos para os estados do Piauí (23), Maranhão (39), Acre (3), Brasília (15), Paraíba (15), Rio Grande do Norte (55), Goiás (48), Pará (23), Alagoas (30), Espírito Santo (36), Pernambuco (26), Minas Gerais (18) Paraná (17) e Santa Catarina (11).

(*) Com informações da Secom