38 mil detentos farão o Enem hoje e amanhã

enem presos

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2014 para os candidatos privados de liberdade será aplicado nesta terça (9) e quarta-feira (10) em todo o país às 13h (horário de Brasília). Este ano estão inscritos 38.101 candidatos que cumprem medidas socioeducativas, crescimento de 25,65% em relação ao ano passado.

O exame segue o mesmo modelo e regras do aplicado aos alunos da rede de ensino regular realizado em novembro. No primeiro dia, os candidatos terão quatro horas e 30 minutos para responder as 90 questões de ciências humanas e ciências da natureza. No segundo dia, será a vez das provas com 90 questões de linguagens e códigos e de matemática, além da redação, no total de cinco horas e 30 minutos de duração.

As inscrições no Enem PPL foram feitas via internet pelos responsáveis pedagógicos de cada instituição. Eles também são encarregados do acesso aos resultados, da divulgação das informações do exame aos inscritos e do encaminhamento dos candidatos ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e a outros programas voltados para a educação superior.

Com as notas do Enem, os candidatos, dependendo do desempenho, podem solicitar a certificação do ensino médio ou ainda disputar uma vaga no ensino superior por programas como o Prouni (que oferece bolsa de estudos na rede privada) ou Sisu (que seleciona para as universidades públicas).

Veja o total de inscritos no Enem 2014 para pessoas privadas de liberdade por estado:

enemppl