39 pessoas são presas durante operação em Manaus (ver vídeo)

A Operação "Cidade Mais Segura” foi realizada em diversas áreas da capital amazonense

operação pessoas presas

Foto: Tarcísio Heden/SSP-AM

A Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) deflagrou na manhã desta quarta-feira (22) a Operação “Cidade Mais Segura” com o intuito de reduzir a onda de violência em Manaus. Segundo o titular da SSP, general Carlos Alberto Mansur, 39 pessoas, que não tiveram a identidade revelada, foram presas por crimes como tráfico de drogas, roubo e homicídio.

Das 39 pessoas, 31 foram presas durante cumprimento de mandado de prisão e 8 em flagrante, além da apreensão de sete adolescentes. Um revólver calibre 38, 2 quilos de drogas (entre crack, maconha, cocaína e oxi) e R$ 450. A operação foi realizada em todas as zonas da cidade, contudo, a SSP-AM não divulgou as localidades como parte da “estratégia” montada pela cúpula de segurança do estado.

A operação acontece no período que Manaus vem registrando diversos casos de homicídio, principalmente no bairro Jorge Teixeira, zona Leste da capital. Um levantamento feito pelo Radar Amazônico aponta que, entre janeiro e julho de 2021, 82 homicídios foram registrados na região. No mesmo período de 2019, o número de casos era apenas 16. Com isso, o índice de homicídios no bairro aumentou em 332%.

O Radar Amazônico questionou o general Mansur se a Operação “Cidade Mais Segura” terá novas ações nos próximos dias. Ele explicou que tudo será baseado em uma mancha criminal e o policiamento será reforçado na capital amazonense.

Nós sabemos onde os crimes estão acontecendo. Todos os dias, de segunda a segunda, a Secretaria de Segurança vai intensificar o policiamento nas ruas em avenidas onde tem a maior quantidade de pessoas. Serão várias avenidas e faremos diariamente. Vamos levantar um bairro onde a zona criminal está forte e fazer ações para combater o crime de determinada região”, disse.

operação 2

Foto: João Paulo Castro/Radar Amazônico

Aparentemente, os questionamentos feitos pela reportagem causaram incômodos para o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Ayrton Norte. Porém, ele assegurou que a PM estará presente em vários locais do Amazonas.

“Independente de classe social, quero deixar bem claro que somos polícia do Estado do Amazonas. Estamos agindo neste exato momento em todas as zonas da cidade de Manaus e no mais longínquo município de Estado. Não escolhemos por classe, nós trabalhamos para o povo”, reitera.

Confira a live do Radar Amazônico

Envolvidos com tráfico de drogas e homicídio são presos durante operação em Manaus

Envolvidos com tráfico de drogas e homicídio são presos durante operação em Manaus

Posted by Radar Amazônico on Wednesday, September 22, 2021