50 anos do curso de Jornalismo da Ufam são comemorados no Cine Tarumã

Para celebrar os 50 anos do curso de Jornalismo da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), o Cine Vídeo Tarumã irá exibir no período de 8 a 12 deste mês, três filmes que falam um pouco sobre a profissão no cinema. As sessões são gratuitas e ocorrem no auditório Rio Negro, localizado no hall do IFCHS, no setor norte da universidade.

Na segunda-feira (8), será exibido o documentário “Voyeur”, baseado no livro de mesmo nome do jornalista Gay Talese. Importante nome para o jornalismo literário, Talese criou sua fama fazendo perfis emblemáticos sobre personalidades norte-americanas e também por sua dedicação à pesquisa de suas reportagens. O filme conta a história de Gerald Foos, dono de um motel que espiava seus hóspedes através de um esquema de espelhos montado no sótão do local.

Na quarta-feira (10) será exibido “Uma Guerra Pessoal”, cinebiografia sobre a vida e obra de Marie Colvin. Ela morreu em 2012 após denunciar crimes de guerra cometidos pelo exército Sírio na guerra civil que assola o país árabe até hoje. Ela ficou bastante conhecida por sua narrativa focada nas pessoas mais vulneráveis nestes conflitos, apresentando ao público de fora os horrores que ocorriam com eles.

Na sexta-feira (12) será exibido “Mil Vezes Boa Noite”, filme do norueguês Erik Poppe. Com Juliette Binoche no elenco, a história conta o dilema da fotógrafa de guerra Rebeca. Ela tem que escolher entre o amor por sua família e o amor por seu trabalho. Além disso, o filme busca questionar o papel da mídia na cobertura de tragédias e conflitos, apresentando uma crítica a busca por sofrimento como produto.