Abastecimento de vacina contra meningite C está em ‘estado crítico’

O Ministério da Saúde enviou um informativo aos estados dizendo que o estoque da vacina meningocócica, recomendada a bebês contra meningite C, está em situação “crítica” no país.

Segundo apuração do jornal ‘Folha de S. Paulo’, o cenário já gera falta de vacinas em alguns postos de saúde como em cidades do Espírito Santo, Mato Grosso, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Tocantins.

A secretaria estadual de saúde de São Paulo informou que foram recebidas 101 mil doses para o mês de agosto até o momento. O cenário é alarmante, já que este número é equivalente a 36% do planejado. “A manutenção do abastecimento depende do envio de novas doses”, disse o órgão.

Um comunicado divulgado pelo Ministério da Saúde culpa o laboratório produtor, a Funed (Fundação Ezequiel Dias), pelos atrasos. Já a fundação alega que o cenário é “temporário” e que ocorre “devido a problemas atípicos na cadeia produtiva e logística” no último trimestre. O laboratório diz ainda que a previsão é de regularização total em agosto.

Fonte: Notícias ao Minuto