Abertas as inscrições para o “Mova-se”

Foto: divulgação

O Mova-se: Solos, Duos e Trios chega a sua décima primeira edição e abre o processo seletivo para os espetáculos que comporão a programação da edição de 2020. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas através do preenchimento da ficha de inscrição que está disponível no site do Casarão de Ideias e seguem até o dia 24 de julho.

Além do formato presencial, a grande novidade para esta edição serão as apresentações em plataformas digitais, e para as apresentações ao vivo, os espetáculos deverão atender aos protocolos de cuidados com a saúde pública, preconizados pelos órgãos de saúde.

Estão abertas as inscrições para as categorias “Espetáculos” nos formatos: presencial e digital; e as “Intervenções Urbanas, que contenham a proposta de discutir a temática de ocupação dos espaços urbanos, como instalações, performances e outros.

Podem se inscrever grupos, companhias e artistas independentes de todos os estados brasileiros, e também dos países que compõem a Amazônia Legal, como Colômbia, Equador e Peru. Os países pertencentes ao Programa Iberescena também podem se inscrever, como Argentina, Bolívia, Chile, Costa Rica, Cuba, El Salvador, Espanha, México, Panamá, Paraguai, Portugal e Uruguai. Eles deverão apresentar propostas apenas as categorias “Espetáculos” e “Intervenções”, que serão objetos de avaliação por parte da comissão de seleção.

O Festival tem como objetivo em sua programação a exibição de espetáculos de dança e outras linguagens artísticas, como teatro e circo, que tenham o corpo como objeto de pesquisa e promovam intercâmbio e difusão da produção artística.

Outra novidade para o IX Festival Mova-se de Dança, será o envio para a curadoria de espetáculos realizados em plataformas on-line, onde o interessado poderá enviar links para a avaliação espetáculos já postados nas redes mundiais de computadores.

Os espetáculos inscritos serão avaliados pela comissão de seleção do festival no período de 03 a 07 de agosto, de acordo com critérios de avaliação que incluem qualidade técnica e artística, criatividade e originalidade. O resultado da seleção será divulgado no dia 17 de agosto, no site do Casarão de Ideias.

João Fernandes Neto é o diretor geral do Festival Mova-se de Dança, ele explica que o novo formato do evento atenderá todas as normas do novo período que estamos vivendo, devido ao novo Coronavírus. “Vamos realizar um evento seguro para todos. Vamos manter todas as medidas de prevenção, e explorar o formato digital, desde a inscrição até a apresentações no formato digital. O Festival Mova-se de Dança vai fazer um festival diferente e inovador. Sem gerar aglomerações e com todas as medidas de biossegurança”, destacou.

A XI Mova-se Festival: Solos, Duos e Trios foi contemplado com o Prêmio Manaus de Conexões Culturais 2019, por meio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult) e da Fundação Nacional de Arte (Funarte), por meio do Fundo de Ajuda para as Artes Cênicas Ibero-Americanas (Programa Iberescena), na categoria Apoio a Festivais. O festival tem o patrocínio do Banco da Amazônia, através da Lei Rouanet.

 

Com informações da assessoria