Ação integrada levou atendimentos a índios Warao na zona Norte

Os 51 indígenas Warao residentes na casa de acolhimento do Vale do Sinai receberam, na manhã desse sábado (24), atendimentos em saúde pela equipe da Unidade Básica de Saúde Áugias Gadelha, no conjunto Ribeiro Júnior, Cidade Nova, na zona Norte da cidade. A ação da Prefeitura de Manaus foi realizada pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) com o apoio da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Direitos Humanos (Semmasdh), que fez o traslado do grupo até a UBS.

Todos passaram por consulta médica para avaliação das condições de saúde. Foram realizados cinco testes de baciloscopia sintomática, testes dermatológicos e 40 testagens rápidas para ISTs/AIDS realizado o censo vacinal.

A equipe da UBS também fez palestra sobre a tuberculose, doença muito comum entre os indivíduos desta etnia, palestra sobre Saúde Bucal, com orientações sobre escovação e distribuição de kits com escova de dentes, creme e fio dental.

“Desde a chegada dos imigrantes da aldeia Warao, na Venezuela, há um ano, a prefeitura, por determinação do prefeito Arthur Virgílio Neto, vem fazendo o acompanhamento permanente deles, em todas as áreas – saúde, social, educação. Ações como essa, já fazem parte da nossa rotina e nossos servidores levam a esses indígenas os serviços que a administração oferece aos munícipes”, destacou o secretário municipal de Saúde, Marcelo Magaldi.

Texto: Semsa

Fotos: Semsa