Bombeiros continuam buscas por desaparecidos em colisão de lanchas no Tarumã

Acidente aconteceu na noite desta quarta-feira e pode ter sido resultado de imprudência

Foto: Radar Amazônico

Equipes do Corpo de Bombeiros continuam as buscas pelos corpos de duas pessoas desaparecidas na colisão entre duas lanchas, ocorrida na noite desta quinta-feira (22). Além das desaparecidas, mais duas mulheres ficaram feridas. O acidente aconteceu por volta das 20h, na base da Marina do Davi, localizada na estrada da Ponta Negra, no bairro Ponta Negra, zona oeste de Manaus. Além das duas vítimas feridas, outras duas pessoas desapareceram quando a embarcação atingida virou e os ocupantes caíram na água.

As vítimas desaparecidas estariam sem coletes, conforme informações de moradores da área daquela área do tarumã. Testemunhas também disseram que os ocupantes da  lancha atingida estavam a caminho de uma comunidade para fazer um culto religioso.

Ocupantes da lancha responsável pelo acidente. Foto: reprodução

As duas mulheres que sobreviveram eram as únicas que estavam de colete salva-vidas na embarcação naufragada. Uma ficou com o braço fraturado e a outra com o crânio lesionado. Ambas foram levadas na ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) para o Hospital e Pronto Socorro João Lúcio, na zona leste.

A lancha que teria passado por cima de outra embarcação foi detida pela equipe do Batalhão de Policiamento Ambiental (BPAmb). O condutor foi levado junto com duas mulheres para o 19º Distrito Integrado de Polícia (DIP) para prestar depoimento.

Um equipe do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) iniciou as buscas ainda pela noite, mas foram suspensas por causa das fortes chuvas que caíram na cidade. Até o meio da manhã, nenhuma notícia pelos desaparecidos havia sido repassada pelos Bombeiros.

Resposta da Marinha do Brasil 

Em nota, a Marinha do Brasil, esclareceu que será instaurado um Inquérito Administrativo, a fim de apurar as causas e possíveis responsáveis. Assim que concluído e cumpridas as formalidades legais, o inquérito será encaminhado ao Tribunal Marítimo. Veja a nota na íntegra:

A Marinha do Brasil, por intermédio do Comando do 9º Distrito Naval, informa que tomou conhecimento, na noite de ontem (22), de uma ocorrência de abalroamento entre duas embarcações de pequeno porte, no rio Tarumã-Açu, nas proximidades da Marina do Davi, em Manaus (AM).
Duas pessoas estão desaparecidas. Uma equipe de Busca e Salvamento da Capitania Fluvial da Amazônia Ocidental foi direcionada ao local para as Operações de Busca. Será instaurado um Inquérito Administrativo, a fim de apurar as causas, circunstâncias e possíveis responsáveis. Assim que concluído e cumpridas as formalidades legais, o inquérito será encaminhado ao Tribunal Marítimo, que fará a devida distribuição e autuação, dando vista à Procuradoria Especial da Marinha, para que adote as medidas previstas no Art. 42 da Lei nº 2.180/54.

Confira alguns vídeos do resgate das vítimas