Advogado Jean Cleuter é eleito presidente da OAB-AM

Candidato recebeu 3.068 votos contra 692 de seu adversário, o advogado Paulo Mafiolleti

Foto: Reprodução / Redes Sociais

O advogado Jean Cleuter, da chapa “OAB Unida”, foi eleito presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Amazonas (OAB-AM) para o triênio de 2022-2024. A votação aconteceu nesta terça-feira (16) e contou com a participação do ex-governador e advogado Amazonino Mendes.

Jean recebeu 3.068 votos (82%), contra 668 (19%) de seu oponente, o advogado Paulo Mafiolleti da coligação “Ordem para a Advocacia no AM”. A advogada Aldenize Magalhães Aufiero foi eleita vice-presidente da OAB. No cenário nacional, o advogado criminalista José Alberto Simonetti foi escolhido presidente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) com o apoio de 23 conselhos seccionais.

Com a vitória, Jean vai suceder Marco Aurélio Choy, que é presidente da OAB-AM desde 2016. Vale lembrar que Jean também disputou a presidência da Ordem nas eleições de 2015 e 2018 e nas duas ocasiões foi derrotado por Choy.

A votação ocorreu nesta terça-feira 16/11 na Arena da Amazônia e terminou às 17h. Houve ainda sessão eleitoral em Parintins, Tefé, Manacapuru, Itacoatiara, Humaitá e em Tabatinga que atendeu à advocacia do Alto Solimões.

Ao lado da vice-presidente Denize Aufiero, Jean Cleuter terá pela frente um mandato de três anos à frente da presidência da seccional do Amazonas e sucederá o advogado Marco Aurélio de Lima Choy que cumpriu dois mandatos consecutivos de presidente.

A votação teve o apoio do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AM) que cedeu às urnas eletrônicas, do IMMU Trânsito, Detran-AM e Polícia Militar.

A apuração ocorreu na Arena com a presença de advogadas e advogados apoiadores das duas chapas. O resultado foi exibido nos dois telões do campo da Arena.

Biografia

Jean Cleuter Simões Mendonça é amazonense, tem 52 anos, casado. Atua na área jurídica desde 1998.

Mestrando em Direito Tributário e advogado com especialização em Direito Processual Civil. Além do Direito também é graduado em Administração com habilitação em comércio exterior.

Ingressou no Direito após acompanhar a atuação vitoriosa de seu tio em uma ação reclamatória trabalhista que envolveu a empresa de sua família.

“Naquele momento, eu vi a importância do advogado na vida das pessoas. Os direitos trabalhistas haviam sido pagos e vi que realmente meu tio trouxe a Justiça para dentro dos autos e o pedido da parte reclamante foi indeferido. Depois disso, eu fiquei aficionado pelo Direito. Uma área pela qual tenho paixão”, afirma Jean ao se recordar de como o Direito entrou em sua vida.

Jean foi juiz Classista do Trabalho (1998/2001). Foi presidente da Comissão Nacional de Direito Tributário (2013/2015). Conselheiro Federal Efetivo da OAB (2010/2013). Membro do Conselho Administrativo de Recursos Fiscais do Ministério da Fazenda- CARF/ MF (2008/2012). Secretário da Comissão Nacional de Estudos de Direito Tributário da OAB (2010/2013). Professor universitário de Direito Processual Civil (desde 2005).

Com vasta história na advocacia amazonense e atuação firme em defesa da inclusão da advocacia na modalidade de Simples Nacional, Jean já disputou a presidência da Ordem duas vezes e o sentimento de confiança que lhe é peculiar, aliada à imensa vontade de atuar em prol do fortalecimento da advocacia amazonense, colocaram Cleuter na disputa pela 3ª vez encabeçando a chapa em que a União é o principal mote da disputa para o próximo triênio.