Ageman utilizará laudos do Ipem para fiscalizar abastecimento de água

Fotos Divulgação

Técnicos da Agência Reguladora dos Serviços Públicos Delegados do Município de Manaus (Ageman) poderão utilizar nos relatórios de fiscalização, os laudos das aferições realizadas pelo Instituto de Pesos e Medidas no Amazonas (Ipem) nos hidrômetros dos imóveis dos usuários dos serviços de abastecimento de água.

A iniciativa foi alinhada nesta quinta-feira (24), pelo diretor-presidente da Ageman, Fábio Augusto Alho da Costa, após uma reunião técnica com o diretor-presidente do Ipem no Amazonas, Márcio André de Oliveira Brito. Durante o encontro, os dois dirigentes discutiram os termos iniciais do convênio que será celebrado ainda no primeiro semestre deste ano.

“O Ipem é um parceiro de primeira linha na regulação do saneamento, serviço que hoje é regulado e fiscalizado pela Ageman e o Ipem que representa o Inmetro, é justamente o órgão responsável pela verificação, tanto na retirada, quando na instalação desses hidrômetros, no momento em que estes são alvo de alguma notificação, com isso conseguimos imprimir mais transparência e assertividade em nossos procedimentos. Com isso quem ganha é o consumidor ao ser beneficiado com a boa prestação do serviço ”, explicou Fábio.

Atualmente, o Ipem possui um laboratório instalado nas dependências da concessionária Águas de Manaus. O espaço é utilizado para a aferição dos hidrômetros.

Márcio Brito destacou a importância do trabalho realizado pelo Ipem na garantia da boa prestação do serviço aos usuários. “Esse termo de cooperação será o lastro para que as instituições tenham essa transversalidade, ou seja, possam utilizar nossos laudos na fundamentação das eventuais sanções contra a concessionária, pois se os equipamentos não estão trabalhando de forma correta, o consumidor poderá estar pagando por uma conta errada e quando o Ipem realiza essa aferição, o usuário tem a garantia de uma fiscalização justa”, afirmou.