Agentes de saúde fazem orientação sobre medidas preventivas à Covid-19 em shoppings de Manaus

A ação tem o intuito de reforçar o cumprimento dos protocolos de prevenção contra a disseminação da Covid nos estabelecimentos

Foto – Gabriel Souza

Agentes de órgãos de saúde realizam orientações em cinco shoppings de Manaus, sobre a manutenção das medidas de prevenção à Covid-19, durante o fim de semana. A ação tem o intuito de reforçar o cumprimento dos protocolos de prevenção contra a disseminação da Covid nos estabelecimentos.

De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) e a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM), 30 profissionais de saúde fazem as orientações sanitárias aos responsáveis pelo Amazonas Shopping, Manauara Shopping, Sumaúma Shopping, Shopping Ponta Negra e Shopping Grande Circular.

As recomendações incluem o uso obrigatório e constante de máscara de proteção respiratória, a verificação de como o shopping controla a circulação do público, além de como está sendo realizado o bloqueio de mesas nas praças, nos bares e restaurantes, com o objetivo de respeitar o distanciamento entre as pessoas.

Segundo os órgãos, também está sendo orientado quanto à oferta de álcool em gel a 70% nos principais ambientes e lojas, além da exigência dos estabelecimentos sobre a apresentação de cartão de vacina dos clientes, comprovando o esquema vacinal completo contra a Covid-19.

Segundo a secretária da FVS-AM, Tatyana Amorim, o momento é de alerta para o cumprimento das medidas de prevenção à Covid-19, principalmente, porque o Amazonas enfrenta o período sazonal para a circulação de vírus respiratórios, que vai de novembro a maio e coincide com o período chuvoso.

“Estamos no início da fase mais importante de transmissão dos vírus respiratórios, o nosso comportamento individual e coletivo vai definir os próximos dias. Então, mais uma vez, reforçamos a necessidade da adesão à campanha de vacinação”, informou a secretária.

(*) Com informações da assessoria