Anúncio Advertisement

Aleam promove Seminário de Serviço Social e Direitos Humanos no Amazonas

Com objetivo de discutir e debater sobre direitos humanos, diversidade religiosa e exercício profissional, acontece nessa terça-feira (24), o I Seminário de Serviço Social e Direitos Humanos no Amazonas. O evento é uma iniciativa da Comissão de Direitos Humanos, Cidadania e Participação Legislativa da Assembleia Legislativa do Estado (Aleam) que tem como presidente o deputado José Ricardo (PT), juntamente com o deputado Luiz Castro (Rede) e o Conselho Regional do Serviço Social (CRESS-AM/RR). O seminário já conta com mais de 400 participantes inscritos, entre estudantes e profissionais da área.

O evento debate sobre o tema, por conta da atual conjuntura do país, com perdas de direitos, precarização no mundo do trabalho, assim como temas relacionados à ética e direitos humanos, em consonância com as deliberações do 46º Encontro do Conjunto CFESS (Conselho Federal de Serviço Social)/CRESS, assumidos pela categoria profissional, visando materializar a pauta.

Para o deputado José Ricardo, o encontro demonstra que os profissionais de assistência social estão preocupados com o bem-estar social de todos e todas, enquanto profissionais, e enquanto cidadãos e cidadãs, cumprindo o seu papel na construção de uma sociedade mais humana.

“Profissionais que estão nas mais diversas áreas, mas com o desafio de estar ocupando o seu espaço no mercado de trabalho, principalmente, pela profissão ter sido regulamentada recentemente, em 1993”, disse ele, ressaltando a necessidade de atuação dos assistentes sociais no serviço público, como as escolas. “Em 2014, participei dos debates para aprovar emenda constitucional que prevê assistentes sociais e psicólogos nas escolas do Amazonas. Uma urgente necessidade que confirmo toda semana quando em visita às unidades de ensino. A luta agora é retirar da Constituição para que seja uma realidade”.

A programação do Seminário será dividida entre exposições e palestras ministradas pelo deputado José Ricardo, que falará sobre a atuação da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa; pela Dra. Lidiany de Lima Cavalcante, assistente social, professora do curso de Serviço Social e do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social e Sustentabilidade na Amazônia da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), com a palestra magna: “Direitos Humanos Diversidade Religiosa e Exercício Profissional”; pelo Msc. Jeffeson William Pereira, assistente Social e conselheiro coordenador da Comissão Ética e Direitos Humanos (CEDH) do CRESS; pela Graça Prola, assistente social, que fará a exposição “Direitos Humanos no Amazonas”; pelo deputado Luiz Castro, como presidente da Frente Parlamentar de Enfrentamento à Violência Sexual da Criança e do Adolescente (Frenpac), que proferirá palestra a respeito das ações da Frente; além da professora do Curso de Serviço Social da (Ufam), a assistente social Msc. Alcione Pereira Teles, que explanará sobre o tema “Garantia dos Direitos Humanos da Criança e do Adolescente: discussão da Lei 13.431/2017”.

Serviço

O quê: Comissão de Direitos Humanos da Aleam e Conselho de Serviço Social realizam o I Seminário de Serviço Social e Direitos Humanos no Amazonas.

Quando: Terça-feira (24), às 13h.

Onde: Auditório Belarmino Lins (Aleam), na Avenida Desembargador Mário Ypiranga Monteiro, nº 3950 (antiga Recife) – Parque Dez.