Aleam promove Sessão Especial em homenagem​​ a fundação do PT

Nessa terça-feira, a Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam) realiza uma Sessão Especial em comemoração aos 38 anos de fundação do Partido dos Trabalhadores (PT). O evento conta com a presença dos membros dos Diretórios Estadual e Municipal, além dos parlamentares amazonenses do partido e de personalidades que fazem parte da história política do PT.

Para o autor da homenagem, deputado José Ricardo, com a data, o partido vem reafirmar as lutas contra a desigualdade social, por meio da atuação da militância e de outras entidades ligadas a sua história. Entre as parcerias importantes estão a Central Única dos Trabalhadores (CUT), a Central de Movimentos Populares e vários outros sindicatos espalhados pelo país, bem como a luta da bancada do Partido no Congresso Nacional, nas Assembleias Legislativas e Câmaras Municipais de todo o país.

“A trajetória do PT se confunde com a história do Brasil desde o fim da ditadura militar, quando atuou com outras forças políticas para a retomada da democracia no país. O PT é um instrumento inovador na cultura política brasileira e surgiu como alternativa à situação do país na época e se coloca também nos dias atuais, contrapondo-se a toda e qualquer forma de politica neoliberal que entrega a riqueza do país para o capital estrangeiro e que retira direitos dos trabalhadores e dos mais empobrecidos ”, afirma o parlamentar.

José Ricardo acrescenta que o Governo do PT trouxe inúmeros avanços para o país, dentre eles retirada de 40 milhões de pessoas da linha da pobreza, dando vida mais digna à milhares de brasileiros; o aumento do número de empregos; a redução da pobreza; o programa Luz Para Todo; investimentos na área da saúde, levando médicos e assistência à população, dentre outros avanços, mas sobretudo no desenvolvimento econômico e financeiro do país.

História

Fundado em 10 de fevereiro de 1980 por metalúrgicos, intelectuais, sindicalistas e representantes de movimentos sociais que tinham em comum o desejo de formar um partido político feito por trabalhadores e para trabalhadores, o PT é hoje um dos maiores e mais importante partido de esquerda da América do sul e o segundo maior partido do país, com aproximadamente 1,5 milhão de filiados em todo o Brasil.