Alessandra Campêlo apresenta PL que beneficia profissionais da saúde que atuam na pandemia

Foto: Divulgação

Um Projeto de Lei (PL) que estabelece benefício previdenciário a servidores que estão trabalhando no combate à Covid-19 foi apresentado, na quinta-feira (14), pela deputada estadual Alessandra Campêlo (MDB).

A matéria contempla profissionais da área da saúde e segurança pública e tramita em caráter de urgência na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam).

O projeto estabelece acréscimo de um ano de serviço na contagem de tempo da aposentadoria dessas categorias. Segundo a parlamentar, é uma forma de compensar a luta dos profissionais que estão se arriscando para atender a população durante a pandemia, contribuindo para que se aposentem mais cedo.

Campêlo destacou, ainda, que o projeto foi apresentado por outras assembleias legislativas do país, como a do Tocantins, por meio da deputada estadual Luana Ribeiro (PSDB).

“O projeto diminui o tempo de contribuição desses profissionais. É uma forma de compensar a luta de quem está atuando na linha de frente do combate ao vírus. Ele foi protocolado em regime de urgência para que seja votado na próxima sessão”, explicou.

Segundo o texto do PL, policiais civis e militares, bombeiros militares, integrantes do Grupo de Execução Penal e Segurança Penitenciária da Secretaria de Administração Penitenciária do Estado do Amazonas (Seap), além de servidores e servidoras da Saúde do Amazonas que exerceram seus cargos durante o período de calamidade pública serão beneficiados.

(*) Com informações da assessoria