
De acordo com a tia dele, Mari Izabel de Oliveiro Gatinho, no dia em que desapareceu, Diego foi visto saindo às 21h35 do apartamento onde mora, situado na avenida Pedro Teixeira, bairro Flores, zona centro-sul da capital.
Isentar a taxa de inscrição para pessoas com deficiência em eventos esportivos no Amazonas. Esse é o teor do Projeto de Lei (PL) apresentado pela deputada estadual Alessandra Campelo (MDB) na Sessão Plenária dessa quinta-feira (12), na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam).
Segundo Alessandra, a inspiração para o projeto veio do desportista Allan D’Angelo, líder do grupo de corridas de rua Jungle Runners. O texto prevê que os eventos esportivos realizados no Estado do Amazonas deverão dispor de 10% de suas vagas para inscrição gratuita de atletas com deficiência.
“Nós temos que incentivar a participação de pessoas com deficiência e eu falo especialmente dos cadeirantes. Esse projeto dá uma resposta à necessidade de inclusão social dessas pessoas com deficiência que muitas vezes são deixadas à margem desses eventos esportivos por falta de recursos para participar dessas corridas”, justificou Alessandra.
Para os fins dessa legislação, entende-se pessoa com deficiência aquela que tem impedimento de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, o qual, em interação com uma ou mais barreiras, pode obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas.
Para fazer jus ao incentivo, o competidor deverá atender aos seguintes critérios: comprovar a deficiência através de laudo médico que ateste suas limitações e aferir renda mensal de até três salários mínimos. Quando se fizer necessária a presença de acompanhante junto ao atleta, este também deverá ser beneficiado com a gratuidade da taxa de inscrição.