Aluguel de veículos de luxo para a representação do Governo do AM em São Paulo é investigado pelo MPAM

Esta não é a primeira vez que Alfredo Monteiro Lins de Albuquerque quis alugar carros de luxo utilizando as verbas públicas do Governo do Amazonas

Após receber uma denúncia sobre a contratação de frota de veículos de luxo, solicitada pelo Escritório da representação do Governo do Amazonas em São Paulo, o Ministério Público do Amazonas (MPAM) abriu um Inquérito Civil para investigar a negociação. De acordo com o documento, o chefe da representação do Governo de Wilson Lima em São Paulo, filho do deputado Belarmino Lins (PP) Alfredo Monteiro Lins de Albuquerque, exige que os veículos sejam dos modelos Cruze, Corolla, Civic, Jetta ou similar. (veja documento no final da matéria).

A locação foi solicitada à empresa UNIDAS Veículos Especiais S/A. A manifestação recebida questiona a necessidade do quantitativo de carros para a representação na capital paulista e relata que, na descrição do projeto básico para a licitação da contratação, é citado o aluguel de veículo Sedan com capacidade para “cinco passageiros, motor bicombustível; potência do motor (abastecido com etanol) com no máximo dois anos de fabricação até a data da efetiva locação; quatro portas laterais; com ar-condicionado; câmbio automático; vidros e travas elétricas nas quatro portas; sistema de som; sem motorista e sem combustível; com todos os equipamentos e acessórios obrigatórios exigidos pela legislação em vigor; com seguro total e manutenção corretiva e preventiva por conta da contratada, com substituição do veículo quando em manutenção”. Além disso, cita o “aluguel de modelos Cruze, Corolla, Civic, Jetta ou similar”.

A 79ª Promotoria de Justiça Especializada na Defesa e Proteção do Patrimônio Público, por meio da promotora de justiça Wandette de Oliveira Netto, é a responsável pela investigação.

O MPAM exigiu que o Chefe do ERGSP, Alfredo Monteiro Lins Albuquerque, envie cópia, em formato PDF, da íntegra dos Processos Administrativos de Medição e Liquidação de Despesas referentes ao Contrato nº 01/2021, firmado junto à UNIDAS Veículos Especiais S/A, cujo objeto visa a locação de 02 (dois) veículos automotores tipo sedan executivo/médio – locação fixa mensal e 01 (um) veículo sedan – demanda estimativa por diária – 36 (trinta e seis) diárias, sem motorista e sem combustível.

Luxuria

Esta não é a primeira vez que Alfredo Monteiro Lins de Albuquerque quis alugar carros de luxo utilizando as verbas públicas do Governo do Amazonas. Em março de 2021, o Radar noticiou uma matéria bem semelhante. Na época, o chefe da representação em São Paulo quis alugar 24 carros de luxo, sendo que o escritório de São Paulo possuía apenas 15 funcionários.

Confira o documento na íntegra