Anúncio

Alunos da rede municipal de Manaus receberam espetáculo gratuito ‘O dia da Caça’

 

Nessa segunda-feira (9), a companhia paulista ‘Las Cabaças’ se apresentou aos alunos da Escola Municipal Paula Frassinetti, no bairro da Glória, Zona Oeste de Manaus. As palhaças Bifi (Juliana Balsalobre) e Quinan (Marina Quinan) encenaram o espetáculo ‘O dia da Caça’, que utilizou elementos da palhaçaria clássica no contexto amazônico, como vocabulário da região, objetos cênicos e situações típicas da cultura ribeirinha.

As atrizes chegaram em Manaus nesse sábado (7) e iniciaram a turnê pelo Amazonas. A primeira apresentação foi no domingo (8) na Feira do Paço. A dupla se formou no Teatro-Escola Célia Helena de São Paulo, em 1995. Foram professoras de teatro para crianças e adolescentes na Casa do Teatro-SP e atuaram nos hospitais junto aos Doutores da Alegria de São Paulo.

Desde 2006, a companhia mergulha em uma pesquisa prática na região amazônica, visitando comunidades ribeirinhas, indígenas e quilombolas, realizando apresentações e intervenções artísticas, sempre com a linguagem da palhaçaria.

A pré-estreia do espetáculo foi em junho de 2016 na comunidade de Manelito, rio Iriri, afluente do rio Xingu no Pará. Em julho, estreou no Sesc Pompeia, como parte da Mostra Las Cabaças 10 anos. Em outubro do ano passado, percorreu 2 comunidades do rio Tajapós/PA e em novembro integrou a programação do 1º Festival das Águas de Alter do Chão/ PA.

Em 2018 iniciam a Circulação de “O Dia da Caça” selecionado pelo Programa Petrobras Distribuidora de Cultura 2018/2019 nos estados do Acre (Rio Branco, Xapuri e Cruzeiro do Sul), Amazonas (Manaus, São Gabriel da Cachoeira e Manicoré), Rondônia (Porto Velho e Ji-Paraná) e Roraima (Boa Vista e Alto Alegre).

Agenda no Amazonas

Nesta terça-feira (10), quarta (11) e quinta (12) deste mês, as palhaças e arte-educadoras ministrarão uma oficina gratuita de palhaçaria, no Espaço Cultural Caminhos das Artes, mantido pelo Instituto Amazônia na Rua Frei José dos Inocentes, Centro. O tema da oficina será: O corpo cômico e jogos de dupla e trio.

Após as atividades em Manaus, a dupla segue para o município de Santa Isabel do Rio Negro, onde no dia 17 realização a Ação de Formação de Plateia, com uma palestra gratuita no Ginásio Poliesportivo da cidade, na avenida Castelo Branco. No dia 18, elas encenam o espetáculo no mesmo local, às 19h.

No dia 21 de abril as palhaças chegam no município de São Gabriel da Cachoeira, onde também apresentam o espetáculo gratuito na Orla do Mussuncuara, na avenida Orla de São Gabriel, às 19h. No dia 23, é a vez da Escola Indígena Dom Miguel Alagna receber o espetáculo.