Alunos da rede municipal devem apresentar declaração de cartão de vacinas

Foto: Lton Santos

Os pais ou responsáveis por alunos da rede pública municipal de ensino têm até o dia 31 de maio deste ano para apresentar a Declaração de Avaliação de Cartão de Vacina Atualizada nas unidades em que os filhos estão matriculados.

Em caso da não apresentação, a unidade de ensino deverá encaminhar o nome do responsável ao Conselho Tutelar da área, a fim de que sejam tomadas as devidas providências.

A campanha em parceria entre as secretarias municipais de Educação (Semed) e de Saúde (Semsa) tem o objetivo de verificar o cartão de vacina de crianças e adolescentes que não estão atualizados, contribuindo com a saúde pública, evitando o surto de doenças.

A portaria que trata da parceria entre as redes municipais de saúde e educação foi publicada na página 12, do Diário Oficial de Manaus (DOM) de Edição nº 4.532.

Conforme orienta o documento, para solicitar a declaração, que deve ser entregue nas unidades da Semed, os responsáveis pelos estudantes precisam se encaminhar a qualquer uma das 183 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) ou Policlínicas que possuem salas de vacina com o Cartão de Vacinação do aluno.

Dessa forma, o profissional da área avaliará se o Cartão de Vacina está atualizado. Se a imunização estiver em dias, a declaração é entregue aos responsáveis. Caso esteja faltando alguma vacina, na mesma hora o aluno receberá a imunização e, em seguida será entregue ao responsável a declaração que deve ser apresentado na escola.