"Amazonas de Todas as Artes": 52 espetáculos teatrais movimentam cena cultura na Copa do Mundo em Manaus

Teatro - A Vingança do Boto

A agenda teatral de Manaus está repleta de atrações até o final da Copa do Mundo de Futebol FIFA 2014. Ao todo, 52 espetáculos de diversos segmentos estão sendo encenados dentro do projeto “Amazonas de Todas as Artes”, desenvolvido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultura, até o dia 13 de julho.

Os expectadores poderão conferir a agenda já neste final de semana, com a peça “Casa de Franciscos, quem nasce Antônio é rei”, que será encenada às 20h desta sexta-feira (13) no Teatro da Instalação. A peça é encenada e produzida pela Soufflé de Bodó Company.

Seguindo a linha regional, o teatro caboclo estará representado pelas peças “Sinfonia da Floresta”, nos dias 15 e 21 de junho, sempre às 16h, no Centro Cultural Povos da Amazônia e “Canta Conto Lendas Amazônicas”, da Cia Teatral Língua de Trapo, com 14 anos de história nos palcos amazonenses.

Os fãs de humor podem se divertir nos espetáculos “As Desgraças de uma Criança” 19 e 26 de junho, de Raimunda Nonata e escrita por Martins Pena em 1846 e “O Casamento da Filha da Filha de Maria Bonita e Lampião”, que serão apresentadas na mesma data. Todos estes espetáculos acontecem às 19h no Teatro Américo Alvarez e no Centro do Idoso de Aparecida, respectivamente.

Dentro da Mostra Adulta, serão apresentadas as peças “A Casa de Bernarda Alba”, de Federico Garcia Lorca, com a AACA – Arte & Fato às 20h, do dia 27 de junho, no Teatro Instalação e “A Noite em que Blanche Dubois chorou sobre a minha pobre alma”, com direção de Chico Cardoso e Socorro Andrade e Eduardo Gomes no elenco, às 21h, do dia 7 de julho, no Teatro Amazonas.

Também são destaques as peças “Retratos de Qorpo-Santo”, com a Cia A Rã Qi Ri, às 21h do dia 23 de junho no Teatro Amazonas e às 20h do dia 11 de julho no Teatro da Instalação e “De Sol a Sol” com a ArtCena Produções, às 21h do dia 16 de junho no Tetro Amazonas e às 20h do dia 4 de julho, no Teatro da Instalação.

Além disso, às 20h do dia 20 de junho será encenada no Teatro da Instalação a peça “A Vingança do Boto”, uma releitura da tradicional lenda pelo Grupo Cultural Arte Norte.

“Esta oportunidade de apresentar nosso trabalho para pessoas de todo o mundo durante a Copa é incrível e tenho certeza que os artistas amazonenses vão mostrar que aqui também fazemos teatro de qualidade”, celebra o coordenador do Arte Norte, José Gomes de Lima.

INFANTIL

O público infantil não foi deixado de lado na programação promovida pelo Estado. No total são dez espetáculos que serão apresentados nos teatros Amazonas e Américo Alvarez e dois shows no Largo de São Sebastião.

“Aykunã e a Árvore da Sabedoria” nos dias 5 e 13 de julho, “Boxe com Palhaçada” no dia 29 de junho, “O Circo da Ilusão” no dia 15 de junho e a “Lenda da Cobra Norato”, montagem da Associação Amazônia Arte-Mythos. “É uma história do folclore de dois gêmeos que vieram ao mundo na forma de cobras. Um deles, chamado Norato, é um ser bom e luta contra a irmã, Maria (Cobra Grande), que alagava embarcações, matava náufragos, atacava os pescadores e feria os peixes pequenos”, conta a atriz e diretora Narda Telles

Também é destaque da programação infanto-juvenil a peça A Hora Mágica, da companhia ArtCena Produções, às 18 do dia 21 de junho no Teatro Américo Alvarez. O espetáculo foi escrito por Roger Barbosa e se passa em um quarto onde a meia noite os brinquedos ganham vida e vivem grandes aventuras. Já “Os Saltimbancos”, teatro de rua que vai se apresentar no Largo de São Sebastião, às 18h do dia 2 de julho.

Com exceção dos espetáculos no Teatro Amazonas, os demais são gratuitos e disponíveis para aquisição na bilheteria do teatro (92-3622 1880/3622 2420, Recepção)e no site bestseat.com.br. Para mais informações sobre as ações, projetos e atividades desenvolvidas pela Secretaria de Estado de Cultura, acessefacebook.com/culturadoamazonas e visite o novo Portal da Cultura www.cultura.am.gov.br.

Teatro - A Casa de Bernarda Alba (2)

Teatro - A Casa de Bernarda Alba (3)

Teatro - A Hora Mágica (2)

Teatro - Qorpo Santo RãQiRi (4)