"Amazonas de todas as artes": Balé Folclórico do Amazonas apresenta o espetáculo "Herança Africana"

Ftos BFA3

 

Uma reflexão sobre a presença e a influência do negro na cultura brasileira. Esta é a proposta do espetáculo “Herança Africana”, que será apresentado pelo Balé Folclórico do Amazonas nesta quarta, 02, às 21h, e no domingo, 06, às 19h, no Teatro Amazonas.

O espetáculo, dirigido por Conceição Souza, integra a programação do projeto “Amazonas de Todas As Artes”. Desenvolvida pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultura, a iniciativa vai beneficiar mais de 19 mil artistas que participarão de quase mil atividades culturais no período da Copa do Mundo FIFA Brasil 2014.

Resultado da pesquisa dos colaboradores Eliberto Barroncas e Railda Vitor, “Herança Africana” vai destacar algumas manifestações regionais como exemplo típico dessa herança ricamente cultural: a capoeira, samba de roda, lundu, gambá, dança do rapachão e o samba.

A concepção do espetáculo aproveitou o trabalho realizado no projeto Escada Sem Degraus, iniciativa que envolve pesquisas de música regional e artes visuais. “Visitamos grupos de dança lundu em Itacoatiara, composto em usa maioria por mulheres, cujo estilo de dança é diferente daquele apresentado em Belém. De acordo com a localidade, a mesma dança possui características diferentes”, explica Railda.

O Balé Folclórico do Amazonas foi criado em 2001 pelo titular da Secretaria de Cultura do Amazonas, Robério Braga, para compor os Corpos Artísticos do Teatro Amazonas. A companhia, composta por 33 bailarinos e que se encontra com elenco renovado desde novembro de 2013, já participou de eventos como o Festival Amazonas de Ópera e Concerto de Natal.

Os ingressos podem ser adquiridos na bilheteria do teatro (tel: 3622-1880/3622-2420) ou pelo site www.bestseat.com.br.

Para mais informação sobre o festival e demais ações, projetos, espaços culturais e atividades desenvolvidas pela Secretaria de Estado de Cultura acesse www.facebook.com/culturadoamazonas.

Ftos BFA

FTOS BFA5 (1)