Amazonas é lançado como sede da Assembleia da Ópera em 2021

O evento Ópera em Pauta, realizado na última segunda-feira (25), no Teatro Municipal de São Paulo, lançou oficialmente a cidade de Manaus como sede da Assembleia Geral da Ópera Latinoamérica (OLA) no ano de 2021. O Amazonas foi representado no evento pelo secretário de Estado e Cultura Marcos Apolo e pela diretora executiva do Festival Amazonas de Ópera (FAO) Flávia Furtado.

“Vai ser a primeira vez que o País receberá uma assembleia da OLA, depois da assinatura do acordo de colaboração entre Brasil e a organização, que aconteceu em maio deste ano, também no Festival Amazonas de Ópera. Isso mostra o nosso protagonismo no cenário nacional e o reconhecimento internacional da produção amazonense”, disse Apolo.

A diretora executiva do FAO, Flávia Furtado, observou que o festival amazonense, que terá sua 23ª edição entre abril e junho de 2020, fomentou o comércio e os serviços locais. “Sete novos hotéis e dez restaurantes e cafés foram abertos nos arredores do Teatro Amazonas, nos últimos 20 anos, sem contar a mão de obra empregada na CTP, que tem mais de 120 profissionais. O Festival é a prova viva de que investir na ópera traz um enorme retorno econômico e social e essa experiência foi compartilhada nesse encontro com outros teatros do País e do mundo”.

Também participaram do “Ópera em Pauta” o diretor do Theatro da Paz de Belém, Daniel Araújo; o diretor da Cia. de Ópera São Paulo, Paulo Esper; e o diretor artístico do Theatro Municipal de São Paulo, Hugo Possolo.

Com informações do Portal da Cultura.