Amazonas fica em penúltimo colocado em relatório do sistema carcerário nacional

 

O Amazonas ficou em penúltimo colocado em um relatório do Sistema Carcerário Nacional publicado pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNPM) no dia 5 de julho, que trata sobre a taxa de ocupação dos presídios brasileiros, ganhando apenas do Estado de Roraima.

Os dados são de 2018 e fazem parte do projeto “Sistema Prisional em números”, que disponibiliza as informações compiladas pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) a partir de visitas realizadas a unidades carcerárias pelos membros do MP, em atenção à Resolução CNMP nº 56/2010.

Os dados revelam que em 2017 o Amazonas ocupava o último lugar, entre os demais estados brasileiros. Em 2016 e 2015, o Estado ocupava a 4ª posição, perdendo apenas para os estados do Acre, Alagoas e Amapá.

Os números estão disponíveis no site do CNMP por meio de uma ferramenta que permite aos cidadãos fazer o cruzamento de dados produzidos pelos membros do Ministério Público em relação ao sistema prisional e controle externo da atividade policial, proporcionando melhor análise e compartilhamento das informações.

Os dados mais atuais, relativos a todo o ano de 2018, foram colhidos a partir de visitas realizadas por membros do Ministério Público em março de 2019, considerando o cumprimento parcial de 96,55% da Resolução CNMP nº 56/2010.

O projeto “Sistema Prisional em números” foi lançado em junho de 2018, pela Comissão do Sistema Prisional, Controle Externo da Atividade Policial e Segurança Pública do CNMP.

Com informações do CNMP.