Concerto apresenta obras de Dmitri Shostakovich e Claudio Santoro

Com obras do compositor russo Dmitri Shostakovich e do amazonense Claudio Santoro, a Amazonas Filarmônica realiza, nesta quinta-feira (19), o segundo concerto da 16ª edição da Série Guaraná. O evento, promovido pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (SEC), será no Teatro Amazonas, às 20h, com classificação livre e entrada mediante doação de um brinquedo para a campanha “Doe um brinquedo e ganhe sorrisos”.

Em “Shostakovich Santoro”, a Amazonas Filarmônica será regida pelo maestro Marcelo de Jesus e executará duas obras do compositor russo, “Ballet Suite nº 1” e “Concerto para violino nº 2 em dó sustenido menor, op. 129”, e uma de Santoro, “Concerto para piano nº 1”.

O concerto contará com dois músicos convidados: o violinista italiano Alessandro Borgomanero e o pianista brasileiro, com atuação nos Estados Unidos e Europa, Aleyson Scopel. Alessandro participará da primeira parte do programa, dedicada a Shostakovich, e Aleyson entrará no segundo momento do espetáculo, durante a obra de Santoro.

“São dois músicos com carreiras significativas no Brasil e no exterior. Será a primeira vez de Alessandro em Manaus. Aleyson já se apresentou com a Amazonas Filarmônica e fez, no primeiro semestre de 2019, esse mesmo concerto com a Filarmônica de Minas Gerais”, comenta Marcelo de Jesus. “Essas participações contribuem muito com a série”.

Próximos concertos:

A temporada de concertos da Série Guaraná continua até o dia 13 de dezembro. Além do Teatro Amazonas, haverá apresentações no Centro Cultural Palácio Rio Negro, nas igrejas da Matriz e São Sebastião e no Hospital João Lúcio.

O próximo concerto será no dia 22 de setembro, às 20h, no Centro Cultural Palácio Rio Negro (avenida Sete de Setembro, 1.546, Centro), com a Orquestra de Câmara do Amazonas (OCA) sob regência de Marcelo de Jesus, e os solistas Anna Samokish e Eliziel Lourenço dos Santos (violoncelos). No programa, “Concerto para dois violoncelos em sol menor, RV 531”, de Antonio Vivaldi, e “Souvenir de Florence, op. 70”, de Pyotr Ilyich Tchaikovsky.

No dia 26 de setembro, às 20h, no Teatro Amazonas, a Amazonas Filarmônica – sob regência de Otávio Simões, e Elina Sarkisian ao piano – executará “Concerto para piano nº 3 em ré menor, op. 30”, de Sergei Rachmaninov, e “Suíte Turandot, op. 41”, de Ferruccio Busoni.

Programa“Shostakovich Santoro”

Dmitri Shostakovich
Ballet Suite nº 1

Dmitri Shostakovich
Concerto para violino nº 2 em dó sustenido menor, op. 129

Claudio Santoro
Concerto para piano nº 1

Alessandro Borgomanero, violino
Aleyson Scopel, piano

AMAZONAS FILARMÔNICA
MARCELO DE JESUS, regente

Com informações da assessoria da SEC.