Amazonas recebe mais 132,5 mil doses da vacina contra a Covid-19

Fernando Frazão/ Agência Brasil

Mais 132,5 mil doses da vacina da AstraZeneca chegaram ao Amazonas, com desembarque da carga feito na noite deste sábado (25), em Manaus. As vacinas foram enviadas pelo Ministério da Saúde e serão destinadas, prioritariamente, a idosos e profissionais da saúde que atuam na linha de frente do combate à Covid-19.

As vacinas foram produzidas na Índia, pelo Instituto Serum, e foram analisadas pela Fiocruz antes de serem liberadas ao MS. As doses foram levadas até a Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-AM), sob ordem da juíza Jaiza Fraxe, e só serão distribuídas com autorização da Justiça, após a Prefeitura de Manaus cumprir as determinações judiciais impostas e apresente programação e critérios para vacinação.

Desde ontem, o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, está em Manaus, acompanhando a distribuição do lote. De acordo com informações divulgadas pelo Governo, Pazuello deve ficar no estado para gerenciar, de perto, as ações de enfrentamento à pandemia.

Inclusive, Pazuello chega à capital poucas horas depois do procurador-geral da República, Augusto Aras, pedir a abertura de inquérito para apurar a conduta dele em relação ao colapso da saúde pública na capital amazonense.