Amazonas recebe mais 18 pacientes com covid-19 em ‘Operação Gratidão’

Foto: Lucas-Silva

O Amazonas recebeu na madrugada dessa sexta-feira (26), 18 pacientes transferidos do Estado de Rondônia, diagnosticados com Covid-19. A aeronave C-105 pousou por volta das 2h na base da Força Aérea Brasileira (FAB), no Aeroporto de Ponta Pelada, na zona sul de Manaus.

No local, as ambulâncias esperavam pelo desembarque dos pacientes, e seguiram com eles de lá para o Hospital e Pronto-Socorro (HPS) Delphina Aziz, na zona norte, unidade de saúde referência no combate à Covid-19 no estado.

Durante a recuperação em Manaus, os pacientes serão acompanhados por técnicos do Fundo de Promoção Social e Erradicação da Pobreza (FPS), que atuarão do início ao fim do tratamento, sendo o elo entre família e paciente, além de também serem responsáveis pela logística de retorno dos transferidos.

Realizada pelo Governo do Estado, em parceria com os ministérios da Saúde e da Defesa, a operação teve início no dia 16 de março, com a chegada de dois pacientes vindos de Rondônia a Manaus.

De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES-AM), com a chegada desta sexta-feira (26), 45 pacientes já foram transferidos de outros estados para o Amazonas. Desse total, cinco já tiveram alta.

(*) Com informações da Secom