Amazonas receberá 80 respiradores da embaixada da Alemanha no Brasil

Foto: divulgação

A embaixada Alemã no Brasil anunciou que doará cerca de 80 respiradores ao estado do Amazonas. A previsão de chegada dos aparelhos à Manaus é para este sábado (27), que serão transportados por um avião da Aeronáutica alemã. A entidade informou nessa quinta-feira (25) que a ajuda atenderá o pedido do Governo do Amazonas. Acessórios para o uso hospitalar também serão doados.

Entre janeiro e fevereiro de 2021, o Amazonas enfrentou um colapso com a segunda onda de Covid-19. Falta de oxigênio, leitos clínicos e de UTI, pacientes foram enviados a outros estados. E o número de mortos no estado subiu para 11.893 mil conforme o boletim diário da covid-19 da Fundação de Vigilância em Saúde no Amazonas (FVS-AM).

O embaixador do país, Heiko Thoms, disse que a cooperação mundial para o enfrentamento da pandemia da Covid-19 é de máxima prioridade, e está disposto a prestar a sua ajuda humanitária.

“Ninguém está seguro, até que todos estejam seguros. A Alemanha e o Brasil são parceiros muito importantes e nós acreditamos que somente através da união e da cooperação de maneira solidária entre os países poderemos vencer essa pandemia”, afirmou por meio de nota.

Manaus recebe pacientes de outros estados

Mesmo com as complicações da segunda onda no Amazonas,  a capital passou a receber pacientes com Covid de Rondônia e do Acre, por conta do colapso enfrentado, agora, nessas outras localidades. Mais de 20 pacientes já foram transferidos para o Hospital Delphina Aziz, na zona Norte, referência no tratamento da doença no estado.