Amazonas terá Doutorado inédito em Geografia

Em março de 2019, a Universidade Federal do Amazonas (Ufam) lançará, pela primeira vez, um edital para o curso de Doutorado em Geografia. O novo curso foi aprovado no início deste mês pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) com nota 4 – uma abaixo da máxima para avaliação de cursos recém-criados.

“É o primeiro curso de doutorado em Geografia do estado do Amazonas”, comemora a pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação, professora Selma Baçal.

Segundo ela, este é o terceiro doutorado na área científica em toda a região Norte, com iniciativa antecedida pelas universidades federais do Pará (UFPA) e de Rondônia (Unir). “A Ufam se junta a essas instituições para fortalecer a pesquisa no Norte”, disse a gestora.

Atualmente, o Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGG) possui um curso de Mestrado acadêmico em funcionamento há dez anos, com estrutura curricular voltada a pesquisar espaços amazônicos e contextualizá-los.

De acordo com o coordenador do PPGG, professor Ricardo Nogueira, trata-se da gênese de uma cadeia estratégica que objetiva assegurar ações do Estado direcionadas à preservação ambiental e ao desenvolvimento regional.

“A relevância [da implementação de um novo doutorado] está associada à preparação de pesquisadores e professores que possam contribuir com a formulação de políticas públicas e resolução de problemas ligados ao desenvolvimento territorial, preservação e conservação dos recursos naturais da Amazônia”, disse.

Inicialmente, o colegiado será composto por oito docentes e as vagas totais disponibilizadas anualmente serão também oito (uma vaga por orientador em exercício).

Abrangente, mas sem fugir dos focos da Geografia amazônica, o doutorado terá duas linhas de pesquisa: “Domínios da natureza na Amazônia” e “Espaço, território e cultura na Amazônia”.

Com informações da Ufam.