Amazonas terá Frente Parlamentar em defesa dos Correios

Proposta aprovada na última semana, visa fortalecer a estatal brasileira que corre o risco de ser privatizada

Foto: Divulgação

Na última semana, a Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) aprovou o Projeto de Resolução Legislativa nº 5/2021 (disponível no final da matéria), de autoria dos deputados Sinésio Campos (PT-AM) e Nejmi Aziz (PSD). A proposta visa a criação de uma Frente Parlamentar em defesa do fortalecimento da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT).

Entre os objetivos da Frente Parlamentar, está a elaboração de projetos que possibilitem a melhoria dos serviços oferecidos pelos Correios e que assegurem o emprego dos trabalhadores que atuam na estatal.

A ECT é uma empresa estatal que enfrenta uma crise financeira e por conta disso corre o risco de ser privatizada. Vale lembrar, que o texto-base que abre caminho para a privatização da empresa já foi aprovado pela Câmara e na ocasião, apenas dois deputados amazonenses se posicionaram contra a medida.

Com mais de 6,5 mil agências por todo o país, e aproximadamente 115 mil funcionários, os Correios já anunciaram uma série de medidas para redução dos custos operacionais e de reestruturação da folha de pagamentos. Entre as medidas para reverter à crise está o fechamento de aproximadamente 250 unidades em todo o país.

O início dos trabalhos da Frente Parlamentar de Defesa dos Correios ainda vai ser definido. A composição do grupo deve ser eleita nos próximos dias.

Projeto de Resolução Legislativa Nº 5/21