Amazonenses competem por vaga para campeonato em Vitória (ES)

Três estudantes estão em treinamento nos laboratórios do Senac Amazonas desde maio deste ano mirando duas vagas para o “Competições Senac 2018”. A disputa está entre os alunos Bruna Vanessa, Silvana Lobato, Rebeca Padro e Gabriel Negrão. A competição nacional está prevista para os dias 20 e 23 de novembro, em Vitória, no Espírito Santo (ES). O desafio é a porta de entrada para a WorldSkills.

Reconhecida nacionalmente, a competição reúne estudantes – de até 21 anos – de cerca de 20 Departamentos Regionais do Senac espalhados por todo o país. Nas provas, os participantes são estimulados a resolverem problemas semelhantes aos enfrentados no ambiente real de trabalho no segmento do comércio, bens, serviços e turismo.

Em 2016, o Senac Amazonas participou das provas da primeira edição e competiu na categoria cozinheiro. Neste ano, as provas contemplam as seguintes ocupações profissionais: cabeleireiro, cozinha, serviço de restaurante, cuidados de saúde e apoio social, e estética e bem-estar. Os representantes amazonenses irão disputar nas ocupações cozinheiro (Bruna e Silvana) e cabeleireiro (Rebeca e Gabriel).

O quarteto que disputa a vaga para representar o Amazonas realiza treinamento desde a segunda semana de maio e deve continuar neste ritmo até meados de novembro, véspera da competição. Na modalidade cozinha, a carga horária de treino é em média de 4 horas por dia.

Já para a ocupação cabeleireiro, a média de treino é de 8 horas. Ao todo, o treinamento deve totalizar quase 600 horas, distribuídas em 150 dias/treino (7 meses).