Anúncio

Amazonino Mendes diz que vai instalar a UEA em Itapiranga e Silves

“Eu não criei a UEA para ser instrumento político. A UEA foi criada para desenvolver o Amazonas, para dignificar o jovem”. Com este discurso, o candidato à reeleição pela coligação “Eu voto no Amazonas”, Amazonino Mendes (PDT), informou que vai instalar novas unidades da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) em Itapiranga e Silves, com cursos voltados para a vocação dos municípios.

“Não dá para criar um curso por criar. Eu vou fazer a UEA de Silves e de Itapiranga, e vou ver como disciplino isso através de um mecanismo natural na elaboração dos cursos. Não pode ser um curso qualquer, sem atender a realidade local. É preciso pensar no futuro e no desenvolvimento das cidades”, comentou Amazonino.

No último domingo (17/09), durante visita aos dois municípios, Amazonino lamentou como o projeto de desenvolvimento, por meio da UEA, criado por ele, foi abandonado nos últimos 15 anos. Conforme o candidato, atualmente muitos jovens ingressam na UEA, se formam, e não têm empregos na própria cidade, devido a criação de cursos fora da realidade da cidade.

“Eu criei a UEA para ser um instrumento de libertação de um povo amazonense, de formação dos nossos jovens e dar a eles o diploma efetivo para que alavancassem o futuro, o progresso. Eu não fundei a UEA para ser instrumento político. Eu não fiz isso. Eu entendo que não é legal abrir um curso universitário, a pessoa faz o curso e depois ficando sem ter nada para fazer. Só para dizer que tem um canudo. Eu não acho legal isso”, comentou.

A prefeita Denise Lima (PROS) agradeceu aos repasses dos recursos estaduais para a manutenção do hospital e pediu ao governador a ampliação do número de leitos (20) devido ao número de atendimento de pacientes oriundos de outros municípios. “Eu agradeço governador pelo empenho e compromisso com a nossa cidade. Itapiranga depois de muitos anos voltou a ter atenção por parte do governo. E tenho certeza que o senhor vai ampliar o nosso hospital”, disse a gestora.

Como resposta ao pedido, Amazonino relembrou que na década de 1990 ampliou o hospital, que foi inaugurado pelo ex-governador Gilberto Mestrinho (já falecido). “Faço uma justiça de que o Gilberto inaugurou e depois eu cheguei ao governo e ampliei. E vou ampliar novamente, para o povo ter uma saúde ainda mais digna”, disse Amazonino.

Investimentos

Em Itapiranga, nos últimos onze meses, o Governo investiu mais de R$ 13 milhões nas áreas de infraestrutura, da saúde, educação, segurança, setor primário e de fomento.

Somente no setor viário da cidade, após mais de 15 anos de espera, dois bairros serão totalmente recapeados, com concreto asfáltico, totalizando mais de R$ 12 milhões em investimentos, com cerca de 15 quilômetros de pavimentação.

Devido ao serviço de infraestrutura que chegou à Itapiranga, a doméstica Socorro Melo, vai reabri a lanchonete fechada há anos devido à poeira que assolava os moradores. “Eu tenho 12 anos morando aqui no bairro Novo Horizonte, e entrava governador como saía governador, e continuava a mesma coisa. Aí, agora, nós esperamos que melhore e continue melhorando ainda mais. Eu pretendo reabrir o meu lanche e agora estamos montando uma pousada”, comentou a moradora.

Matéria de responsabilidade da assessoria do candidato.