Ameaça da variante Ômicron faz com que temporada de cruzeiros em Manaus seja adiada

A temporada de cruzeiros em Manaus estava prevista para começar no dia 20 de janeiro, segundo a Manauscult

cruzeiros manaus temporada

Foto: Divulgação

A temporada de cruzeiros em Manaus para 2022, marcada para iniciar no dia 20 de janeiro, foi adiada devido aos casos de Covid-19 oriundos da variante Ômicron, principalmente na Europa.

Em nota, a Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult) informou que cinco dos 11 navios que teriam Manaus como destino cancelaram a viagem para a capital amazonense.

O cenário epidemiológico será analisado nos próximos dias, porém, o cancelamento da temporada não está descartado.

“Caso o cenário não se estabilize, o risco de cancelamento não é descartado. E ainda existe uma possibilidade de nova redução, que vai depender do cenário da Covid-19 no mundo e no Brasil. E é possível que os armadores internacionais decidam que em 2022 não terá mais a temporada”, diz a Manauscult.

A Manauscult também informou que a temporada de cruzeiros internacionais segue indefinida.

Vale ressaltar que a decisão acontece em meio ao período que passageiros de cinco cruzeiros no Brasil apresentaram resultado positivo para Covid-19. Cidades como Santas (SP) e Salvador (BA) têm embarcações ancoradas.

Recomendação

Em nota técnica publicada na última sexta-feira (31), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) recomendou ao Ministério da Saúde (MS) a suspensão provisória da temporada de navios de cruzeiro no Brasil.

A ação se dará em caráter preventivo, até que haja mais dados sobre o cenário epidemiológico, diante do aumento de casos de Covid-19 nas embarcações que operam cruzeiros marítimos na costa brasileira.

De acordo com a Anvisa, a orientação se deve especialmente ao aparecimento e à transmissão da variante Ômicron em território nacional.

“Os dados disponíveis até o momento apontam que a variante Ômicron tem o potencial de se espalhar mais rápido do que outras variantes e que pode contornar parte da proteção imunológica de vacinas e casos anteriores de Covid-19”, explicou a Anvisa.

Confira a nota da Manauscult na íntegra

A Prefeitura de Manaus, por meio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), informa que ocorreram a desistência de 06 (seis) embarcações de navios cruzeiros dos 11 (onze) que estavam previstos para a ‘Temporada de Cruzeiros 2022’ em Manaus com início de chegada no dia 20/01/2022.

E a Temporada de Cruzeiros que se encontra em operação no Brasil é a Temporada Nacional de Navios que estão navegando na costa brasileira e que tem apresentado um índice elevado de contaminação da Covid-19, em seus turistas, sendo alvo de recomendação pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para que o Governo Central suspenda a temporada nacional. É importante destacar que, a Temporada de Navios Nacionais não contempla os destinos da Amazônia brasileira.

Com o ressurgimento de novos casos de Covid-19 na Europa e em virtude da nova variante Ômicron a ‘Temporada de Cruzeiros 2022’ em Manaus está sendo estudada pelos órgãos responsáveis, uma vez que, até o momento, não temos a temporada de navios cruzeiros internacionais autorizada. E a Prefeitura de Manaus, seguirá toda orientação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), do Ministério da Saúde, Ministério do Turismo e da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).

Quanto a Temporada de Navios Cruzeiros Internacionais, até o momento o Governo Central não liberou a abertura dos portos brasileiros para os navios estrangeiros e, diante desse acelerado processo de contaminação da Covid-19 em todo o mundo e, em especial, na temporada de navios nacionais, não tem como prever se os 05 (cinco) navios estrangeiros que ainda estão confirmados, virão à Manaus.

Caso o cenário não se estabilize, o risco de cancelamento não é descartado. E ainda existe uma possibilidade de nova redução, que vai depender do cenário da Covid-19 no mundo e no Brasil. E é possível que os armadores internacionais decidam que em 2022 não terá mais a temporada. A Diretoria de Turismo da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult) está desenvolvendo ações para o setor, independentemente de ocorrer ou não a “Temporada de Cruzeiros”. Portanto, a temporada de cruzeiros internacionais para Manaus continua sem previsão e sendo estudada.