Apenas 30% dos jovens de 18 até 24 anos se imunizaram com a 3° dose da vacina contra covid-19

Foto: Divulgação

Dados levantados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revelou que o índice de vacinação entre jovens de 18 a 24 anos é apenas de 30% para a 3° dose das vacinas contra Covid-19. Vale lembrar que a dose de reforço já é recomendada para essa faixa etária desde dezembro de 2021.

De acordo com os dados, os porcentuais diminuem conforme a idade: pouco mais de um terço dos brasileiros com idade entre 25 a 29 anos atualizou a proteção (35%), e menos do que isso na faixa dos 18 aos 24 anos (30%).

Enquanto nos grupos mais velhos, de 70 anos ou mais, cerca de 9 em cada 10 brasileiros apresentam o esquema vacinal com três doses completo e já avançam para a quarta dose (ou segundo reforço), na população abaixo de 60 anos essa parcela não chega à metade.

E não parece que o quadro irá mudar nos próximos meses. Segundo dados do consórcio dos veículos de imprensa, o ritmo da aplicação das doses está diminuindo do Brasil, mostrando que menos pessoas estão indo aos postos. Na última semana, a média de aplicações era de 184 mil terceiras doses por dia no país.

Somente em Manaus, mais de 680 mil pessoas já passaram do intervalo para tomar a terceira dose e ainda não buscaram o reforço, segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).

O secretário municipal de Saúde, Djalma Coelho, orientou que as pessoas que têm dúvidas se estão ou não dentro do prazo para tomar a 3ª dose podem fazer a consulta na plataforma Imuniza Manaus.

“A terceira dose tem uma importância baseada em estudos científicos, que identificaram uma queda nos níveis de anticorpos da vacina contra a Covid-19 após determinado período. Essa dose extra vem justamente para elevar esses anticorpos novamente, então sua aplicação é fundamental para manter a população protegida”, explicou o secretário municipal de Saúde, Djalma Coelho.

A lista com os endereços, horários e vacinas disponíveis nos pontos de vacinação pode ser conferida no site da Semsa ou direto no link bit.ly/localvacinacovid19. As informações também estão disponíveis nas redes sociais da secretaria (Semsa Manaus no Facebook, e @semsamanaus no Instagram).