Apesar do compromisso firmado desde 08 de julho, Melo volta atrás e se recusa a participar do debate da TV Band

Jose-Melo-debate-bandAtravés de nota enviada à imprensa, a TV Band afirma que, antes mesmo do primeiro turno, no mês de julho, já estava firmado compromisso assinado por todos os candidatos ao Governo do Estado para a realização de um debate, no dia 09 de outubro, entre os candidatos que passassem para o segundo turno. O esclarecimento à imprensa enviado pela TV Brand teria a ver com o fato de que a explicação dada pelo governador e candidato à reeleição José Melo (PROS) para se recusar a ir ao debate é de que teria sido comunicado em cima da hora. Melo avisou, na tarde desta quinta-feira, que não estará presente no debate de hoje a noite.

Segundo a direção da TV, nesse mesmo compromisso firmado em julho, as regras determinam que no caso de ausência de um dos candidatos ao debate, “o espaço será convertido em entrevista com o candidato que estiver presente no estúdio, que será realizada pelo jornalista convidado para mediar”.

Já o candidato da Coligação Renovação e Experiência” confirmou para a TV Band que estará presente ao debate.

Teor da Nota de Esclarecimento à Imprensa enviado pela TV Band

A Band Amazonas comunica a todos, que o debate marcado para hoje, dia 9 de outubro, às 22h15, esta confirmado, mesmo tendo o candidato da coligação Fazendo mais por nossa Gente, comunicado por meio de oficio, nesta quarta-feira, dia 8 de outubro, que não participará do programa.

Vale ressaltar que a data de 09 de outubro para a realização do debate, já havia sido informada desde o início do período eleitoral, uma vez que, quando da assinatura das regras para o debate do primeiro turno, todos os então candidatos – inclusive o da Coligação Fazendo Mais por Nossa Gente, comprometeram-se a reservar esse dia para participarem do debate da BAND AMAZONAS, caso estivessem nessa segunda etapa da disputa eleitoral.

A reunião que definiu as regras do primeiro debate foi realizada no dia 8 de julho, e contou com a participação de representantes de todos os sete candidatos que disputavam o governo no Amazonas.

Tendo em vista a proximidade da data, com o dia das eleições, a convocação das coligações que poderiam disputar o segundo turno, foi realizada dentro do prazo legal estipulado por lei, de 72 horas. A reunião para definir as regras do novo debate, foi realizada nesta terça-feira, dia 7 de outubro, tendo comparecido apenas o representante da coligação Renovação e Experiência.

Por todos esses motivos, a BAND AMAZONAS entende que a legislação eleitoral foi integralmente cumprida, e por isso mantém o debate nesta quinta-feira.  E conforme as regras estabelecidas na reunião, em caso de ausência de um dos candidatos, o espaço será convertido em entrevista com o candidato que estiver presente no estúdio, que será realizada pelo jornalista convidado para media.

A BAND AMAZONAS, assim entende e mantém o compromisso com toda a sociedade amazonense, que aguarda o debate há muito agendado, prestigiando-se assim a democracia.