Após denúncias, Alessandra inspeciona atendimento a renais crônicos no Hospital Adriano Jorge

A deputada estadual Alessandra Campêlo (PMDB) e representantes da Associação dos Pacientes Renais Crônicos do Amazonas (Arcam) inspecionaram na  tarde desta sexta-feira, 10 de fevereiro, o atendimento voltado aos pacientes renais crônicos do Hospital Adriano Jorge, no bairro da Cachoeirinha, Zona Sul de Manaus.

A parlamentar foi recebida pela direção da unidade, conheceu as instalações e falou com pacientes sob as condições do atendimento no local. A inspeção, segundo Alessandra, se deu a partir de denúncias de pacientes e da Arcam sobre o atendimento deficitário e a falta de medicamentos. Além disso, a deputada investiga o pagamento de contratos por serviços que não estariam sendo prestados no Adriano Jorge. Alessandra também está cobrando a continuação do projeto de ampliação da área destinada aos pacientes renais crônicos no hospital.

“Há várias ações no Ministério Público Estadual e Federal sobre os problemas na gestão da saúde pública do Amazonas, por isso o Poder Legislativo deve também ficar atento e fiscalizar os serviços que são oferecidos por meio de inspeções em hospitais, maternidades e SPAs”, explicou a deputada.

De acordo com a Arcam, entidade que reúne aproximadamente 1.600 associados no Estado, o principal problema é dos renais crônicos é suspensão dos transplantes. É necessária também a melhoria no sistema de consultas pós-transplantes, além do aumento do número de vagas nas clínicas de hemodiálise e a oferta permanente de medicamentos específicos para o tratamento dos pacientes.