Aposentados do Estado reclamam atraso em pagamento do 13º salário, Amazonprev garante que calendário está sendo cumprido

idoso-bancoO Radar recebeu mensagens, através do Whatsapp, com reclamações de aposentados do Estado que afirmam não terem recebido sequer a primeira parcela do 13º salário. Coincidentemente, essas mesmas reclamações chegaram a Assembleia Legislativa do Estado (ALEAM), ontem, quinta-feira (05) e inclusive foram citadas brevemente por deputados que ficaram de checar as informações.

O Radar entrou em contato com Fundo Previdenciário do Estado do Amazonas (Amazonprev) que, através de sua assessoria de imprensa, garantiu que o calendário de pagamento do 13º salário de aposentados e  pensionistas está sendo cumprido rigorosamente (ver calendários de pagamentos no final da matéria que estão do site do Amazonprev na seção de “serviços”. O que está ocorrendo, segundo a assessora de imprensa do órgão, Cris Coura, seria fruto do esquecimento de alguns aposentados sobre um “termo de opção” que assinaram no final do ano escolhendo de que forma queriam receber o 13º salário deste ano.

Entre as opções está o recebimento em 1/12 avos, ou seja, o 13º salário está sendo pago em 12 parcelas, de janeiro a dezembro de 2014. Eles tiveram ainda a opção em duas parcelas, correspondendo as datas do calendário de 29 de novembro e 20 de dezembro. “Mas, a parcela de novembro foi recebida no mês de julho porque o Governo do Estado antecipou o pagamento”, esclarece a assessora. E a última opção de recebimento do 13º salário é em parcela única que, conforme o calendário, está marcado para o dia 20 de dezembro. “Mas, o Governo deve antecipar para 11 e 12 de dezembro”, prevê.

A assessoria informou ainda que os aposentados e pensionistas podem tirar suas dúvidas através dos telefones 3627 3400 e 3627 3421 ou pelo e-mail:amazonprev@amazonprev.am.gov.br (Any Margareth)

Calendários aposentados e pensionistas

Clique na imagem para ampliar