Aprovado PL que propõe tornar patrimônio histórico sede do São Raimundo

Foi aprovado na Câmara Municipal de Manaus (CMM) o Projeto de Lei 055/2019, que propõe o tombamento da sede do São Raimundo Esporte Clube em patrimônio histórico e cultural da capital do Amazonas. Após aprovado, o projeto agora segue para a sanção do prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto.

De acordo com o PL, a finalidade é proteger o conjunto da edificação que compõe a Sede do São Raimundo, fundado em 1915, por iniciativa de Francisco Rebelo e do professor Assis, ao constituírem o Risópolis Clube Recreativo. Em maio de 1918, recebeu o nome que identificou o clube com o proletário bairro, daí o nome de São Raimundo Esporte Clube.

O time intitulado carinhosamente pelo torcedor amazonense como ‘Tufão da Colina’ que tem como sua principal modalidade o futebol, é um dos principais times do Amazonas. Conquistou sete campeonatos amazonenses e três copas Norte, sendo o maior campeão do torneio regional e o único time amazonense a conquistar títulos oficiais fora do Estado. Possui um vice-campeonato do Campeonato Brasileiro de Futebol – Série C.

O São Raimundo foi o único clube amazonense a ter participado de um torneio internacional oficial, a Copa Conmebol de 1999, da qual foi semifinalista. O clube ainda participou, por seis edições seguidas, da Série B e oito edições da Copa do Brasil.

O imóvel da sede do São Raimundo Esporte Clube fica situado à Rua Rio Branco nº 55, no bairro de São Raimundo, zona Oeste de Manaus.

(*) Com informações da assessoria de imprensa