Aprovados em concursos públicos estaduais fazem manifestação para cobrar nomeação (ver vídeo)

Foto: Rafael Braga

Um grupo de aprovados em concursos públicos estaduais fizeram uma manifestação, na manhã desta quarta-feira (12), em frente ao Tribunal de Contas do Estado (TCE-AM), localizado na avenida Efigênio Sales, na zona Centro-Sul de Manaus, para pedir a nomeação nos cargos.

No total, foram 227 aprovados no concurso do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (IDAM) por meio de concurso realizado em 2019 que ainda aguardam a nomeação, enquanto isso, o Governo continua contratando outros profissionais não concursados, por meio de processos seletivos simplificados.

“Essas pessoas pagaram uma taxa de inscrição que variou de R$ 40 a R$ 100. Além dessas taxa nós já tivemos outros gastos com transportes, com materiais e também tem o gasto mental diante dessa incerteza porque já tem mais de um ano e até agora ainda não tivemos essa resposta”, disse um dos manifestantes.

Além do IDAM,  aprovados no concurso da Secretaria Estadual de Educação (Seduc), também participaram da manifestação. Segundo Anderson Lages, um dos aprovados no concurso, cerca de 4 mil pessoas aguardam sua convocação, enquanto o Governo insiste em contratar por meio de processos seletivos simplificados.

“Ao invés de chamar profissionais aprovados em concursos, eles estão lançado edital para chamar profissionais que são temporários, então não pode fazer isso, porque tem cadastro reserva e tem profissionais que ainda não foram chamados. Já procuramos dialogar com a Seduc  , como Governo e não conseguimos, é por isso que a gente ta aqui, viemos tentar dialogar com o Órgão de controle”, disse Anderson.

De acordo com os manifestantes, uma das reivindicações é que o Governo divulgue pelo menos um cronograma onde preveja a convocação e nomeação dos aprovados. Uma comissão também foi criada para poder ingressar com uma Ação Civil Pública (ACP) com o apoio da Defensoria Pública do Amazonas (DPE-AM) para tentar resolver o problema.

Veja a cobertura da manifestação 

Aprovados no concurso IDAM fazem manifestação em frente ao TCE para cobrar convocação

Aprovados no concurso IDAAM fazem manifestação em frente ao TCE para cobrar convocação.

Posted by Radar Amazônico on Wednesday, August 12, 2020