Anúncio Advertisement

Artesãos cadastrados na prefeitura terão oficina para aperfeiçoar atendimento ao cliente

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação / Semtrad

Com o objetivo de promover capacitação profissional, a prefeitura de Manaus realizá nos dias 11 e 12 de setembro, uma oficina de Formação de Preço e Atendimento ao Cliente, para artesãos cadastrados no município. A reunião para a formalização do encontro foi realizada nesta quarta-feira (30), e contou com a participação de 70 artesãos, além de gestores da Secretaria Municipal de Trabalho, Emprego e Desenvolvimento (Semtrad).

A Oficina acontecerá no horário das 14h às 17h no Centro de Artes da Universidade Federal do Amazonas (CAUA/Ufam). A Prefeitura informou que o objetivo é levar capacitação profissional aos artesãos e, dessa maneira, aumentar o lucro de vendas desses profissionais. Entre os assuntos ministrados nos dois dias de aula, pela analista do Sebrae Lilian Rodrigues e a psicóloga e coach Mayara Cansanção, estarão o uso da maquineta de cartão, preços no mercado, como negociar com o cliente e a maneira adequada de atender o público.

Para o diretor do Departamento de Economia Solidária da Semtrad, Virgílio Melo, é essencial que os artesãos tenham conhecimento sobre as técnicas e ferramentas de comércio para não perder vendas e, assim, unir forças para ampliar a qualificação destes trabalhadores se torna uma oportunidade também de valorizar a mão de obra artesanal do município. “Essa é uma ação oportuna e eficaz que irá gerar bastantes frutos a serem colhidos pelos artesãos, quanto à exposição e comercialização de seus produtos”, disse Melo.

A formação de profissionais mais preparados para o mercado é uma necessidade para o crescimento social e econômico da população e que vem somando com a missão da Prefeitura em habilitar serviços de excelência. Segundo o diretor do Departamento de Qualificação Profissional da Semtrad, Fabio Castro, esta oficina é mais que um aprendizado, é uma porta de entrada para o reconhecimento dos artesãos amazonenses: “O objetivo da capacitação é transformar nossos artesãos nos melhores do país”, ressaltou o diretor.

Na reunião estiveram presentes também as Gerentes de Pessoa Jurídica e Pessoa Física, Marcela Liberato e Joicymara Souza, respectivamente, da Caixa Econômica. O banco se tornou parceiro da Semtrad no reforço para a aquisição das maquinetas de cartão por parte dos artesãos. Ainda no encontro desta quarta, foram tratados também assuntos como a Feira de Artesanato que acontecerá dos dias 11 a 24 de Outubro, no Complexo Turístico Ponta Negra, além de demandas de curso de qualificação ainda para este ano.