Arthur decreta ponto facultativo na quinta-feira santa (18), em Manaus

O prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, decretou ponto facultativo em todas as repartições públicas municipais na Quinta-Feira Santa (18). O decreto foi publicado na edição nº4.577, do Diário Oficial do Município (DOM) da última sexta (12).

A prefeitura manterá somente serviços essenciais em funcionamento na quinta e sexta-feira da Paixão (19).

A Secretaria Municipal de Administração, Planejamento e Gestão (Semad) ficará responsável pela organização de banco de horas relativo ao ponto facultativo, com vistas à futura compensação pelos servidores do Poder Executivo.

Saúde

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), não haverá interrupção nos atendimentos na maternidade municipal Dr. Moura Tapajóz e no plantão do programa da Raiva Humana, na unidade básica de Saúde Dr. José Rayol dos Santos, na avenida Constantino Nery, ao lado do Hemoam.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) 192 Manaus, fará o atendimento em regime de plantão, como ocorre normalmente. No entanto, as dez Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de horário ampliado não funcionarão no sábado (20).

Limpeza

As atividades de capinação, limpeza de igarapés, jardinagem, mutirão de limpeza e conscientização da Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp) serão reduzidas nesta sexta-feira (19), por conta do feriado. Apenas os serviços de varrição das principais avenidas da cidade, coleta domiciliar e remoção mecanizada seguem em expediente de plantão.

Na quinta-feira, as atividades de limpeza pública seguem programação normal, assim como no sábado (20). Já no domingo (21), há ritmo de plantão, com equipes reduzidas também na coleta domiciliar, como acontece normalmente nesse dia da semana.

Galerias populares

A Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento, Centro e Comércio Informal (Semacc) informa que, em função do ponto facultativo e do feriado de Sexta-Feira Santa, os horários de funcionamento do mercado municipal e das galerias populares seguem em horários diferenciados.

O mercado municipal Adolpho Lisboa, na rua dos Barés, Centro, funciona normalmente na quinta-feira, das 6h às 17h. Na Sexta-Feira Santa abre das 6h às 12h. Já no sábado atende das 6h às 17h, e no domingo, somente das 6h ao meio-dia.

A Galeria Espírito Santo, na rua Joaquim Sarmento, esquina com Lobo D’Almada, na Quinta-Feira Santa tem o funcionamento das 8h às 19h. Na Sexta-Feira Santa, 19, abre das 8h às 14h. No sábado, das 8h às 17h, e no domingo, o centro de compras funciona até as 15h.

A Galeria dos Remédios, rua Miranda Leão, Centro, na Quinta-Feira Santa vai funcionar das 8h às 17h. Na Sexta-Feira Santa a galeria não abre. No sábado, atende ao público das 8h às 17h e, no domingo, também permanece fechada.

Já no shopping Phelippe Daou, na avenida Camapuã, zona Leste, o funcionamento na Quinta-Feira Santa é das 8h às 20h. Na Sexta-Feira Santa estará fechado. Sábado, 20, o centro de compras funciona até as 21h e no domingo, 21, não vai funcionar.